Vamos ter a primeira lua cheia em dia de Natal desde 1977

Última vez que a superlua e eclipse coincidiram foi em 1982
Compartilhe:

O Natal é conhecido por ser um período de confraternização entre familiares, troca de presentes, amigo secreto, solidariedade, comer comidas gostosas e comemorar com pessoas que tem apreço. Além disso, as comemorações natalinas vão ter uma comemoração mais legal. Este será o primeiro Natal que veremos uma lua cheia desde o ano de 1977.

De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o fenômeno se chama Lua Cheia Fria, porque ela acontece principalmente durante o período de inverno no hemisfério Norte.

O fenômeno somente voltará a ocorrer apenas daqui a 19 anos, em 2034. De acordo com a Nasa, o pico da Lua Cheia no dia de Natal será às 18h11 no horário de Nova York, 21h11 pelo horário de Brasília. No caso de Natal, que não está no horário de verão, esta lua irá acontecer por volta das 20 horas.

Esta não é a primeira vez que a lua nos surpreende. No dia 27 de setembro foi marcada por um bonito fenômeno da natureza: o eclipse da Superlua, no qual a última vez que aconteceu foi em 1982. O nome deste fenômeno é Superlua, porque o satélite natural fica bastante próximo da terra e só acontece quando está na fase cheia.  De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), as Superluas acontecem em média uma vez por ano. Este ano já tivemos duas, mas esta foi a mais próxima do planeta.

Quer dizer, houve ao mesmo tempo o fenômeno da lua gigante e o eclipse lunar (conhecido como lua sangrenta). A próxima vez que os dois acontecem ao mesmo tempo é só daqui a 18 anos. A Superlua apareceu no Rio Grande do Norte por volta das 17h30. Já o raro evento começou em torno das 22 horas e terminou na madrugada de 28 de setembro.

O Brechando registrou a partir de fotografias o acontecimento deste fenômeno, que poderá ser conferido neste link.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!