Vai ter mais eventos do Diversão Na Lagoa

Vai ter mais eventos do Diversão Na Lagoa

Compartilhe:

Há alguns dias, nós brechamos o Diversão Na Lagoa, evento que reuniu os amantes de jogos de tabuleiro (boardgame) e do Role-Playing Game (RPG) na Cidade da Criança, mais precisamente nas margens da Lagoa Manoel Felipe. O organizador do evento Raphael Lima anunciou que vai ter mais seis eventos no semestre que vem.

Este não é o primeiro evento que Lima organiza, uma vez que criou o ZN Lúdica há três anos, onde reúne os fãs destes joguinhos na zona Norte da capital potiguar. A escolha de fazer um evento na Cidade da Criança se deu pela característica lúdica do local.

“O  caráter profissional com que a atual direção da Cidade da Criança vem trabalhando na área da cultura e educação (também ajudou). É necessário também ressaltar que além do grande apoio dado pela direção da Cidade da Criança, o projeto foi abraçado pelo SINTE/RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN) e a CUT/RN (Central Única dos Tra-balhadores do RN)”, enfatizou.

Raphael, que é professor de história da rede Municipal de ensino, é um grande amante destes dois tipos de jogos.  “A primeira edição foi um piloto, queríamos ver como funcionaria. E a resposta foi muito positiva, tanto do público, como dos colaboradores. Sobre as próximas edições, já abrimos diálogo com os nossos colaboradores que continuam responsáveis pelo setor de Boardgames. Mas no tocante ao RPG é que teremos as mudanças mais significativas, o que foi sempre uma ideia inicial do grupo ao qual participo, o Mundos Colidem“, afirmou.

O professor ainda comentou que alguns integrantes do grupo lecionam suas aulas utilizando o RPG. Portanto, o foco é divulgar esta modalidade como algo educacional. Ou seja, a intenção é divulgar a importância desta modalidade não só como diversão, mas também como algo para o desenvolvimento cognitivo.

Você pode ler também:  Quais pontos turísticos que você pode ver no tapriche da Redinha
Raphael Lima (de azul claro) durante o Fliq 2015 (Foto: Cedida)
Raphael Lima (de azul claro) durante o Fliq 2015. Ele é quem organiza o Diversão Na Lagoa (Foto: Cedida)

“Nas próximas edições, teremos palestras, mesas redondas e debates sobre o RPG e jogos de tabuleiro, com expoentes da área em nível estadual e nacional. E até agora, a grande notícia é a parceria com a Editora New Order, uma das grandes representantes do RPG nacional, que vai ser apoiadora do Diversão na Lagoa em 2016”, contou o organizador.

Para Lima, o movimento potiguar para jogos de tabuleiro e RPG é forte, que aumentou principalmente com o crescimento de lojas especializadas nos últimos anos e com os eventos deste porte.

O primeiro vai começar logo no dia 31 de janeiro de 2016. Os eventos acontecerão sempre no último domingo do mês.

“Foi um salto muito grande, de um pequeno evento na Zona Norte, para um abrangendo toda a cidade.  Estamos trabalhando muito para aproveitar os bons ventos que sopram para a prática do RPG e Boardgames na cidade. A grande ideia é consolidar o evento no ano seguinte, quem sabe trazendo levando-o para a perspectiva estadual e entrar para o hall dos grandes eventos nacionais que estão ocorrendo por todo o Brasil. Mas sempre mantendo o seu diferencial”, finalizou.

Sobre Raphael Lima

Raphael tem 33 anos e é professor de história. Começou a jogar RPG em 1995 por intermédio de um amigo. Atualmente, ele deve ter 50 jogos e prefere aqueles que podem jogar com amigos ou familiares.

“A metodologia da narrativa interativa utilizada pelo RPG sempre me fascinou, a capacidade de interagir na história por meio de um personagem jogador. Os jogos de tabuleiro vieram desde a infância com a descoberta do xadrez e damas. No mesmo período também conheci o WAR. Jogos de tabuleiro mais complexos, só venho ter contato a partir de 2011, quando fui apresentado ao projeto Trampolim da Aventura. Com a minha formação em educação, comecei a pensar em como poderia utilizar o RPG e os jogos de tabuleiro nas minhas aulas”, relatou.

Você pode ler também:  Uma praia de Natal nos anos 20

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí