Temos uma pista de skate pública na zona Norte da cidade

Temos uma pista de skate pública na zona Norte da cidade

Compartilhe:

Natal era conhecida por ser a única capital do Brasil em não ter uma pista de skate. Os profissionais tinham que se virar nas praças da cidade, como a Praça do Disco Voador, no bairro de Ponta Negra, ou Praça André de Albuquerque, no bairro de Cidade Alta, em treinar as suas manobras mais radicais. Nesses locais, os profissionais construíram alguns equipamentos por conta própria.

Várias audiências públicas e reuniões com a Prefeitura do Natal foram realizadas nesses 30 anos, porém sem sucesso. Para treinar tinha duas opções: ir para Parnamirim ou Goianinha, onde têm uma pista. Em 2012 havia o Machine Skate Club, porém o local fechou as portas.

Na quinta-feira, 23 de dezembro, duas pistas de skate foram inauguradas na cidade. A primeira fica dentro da loja Lee Boards, que fica na Avenida Ayrton Senna, zona Sul da capital. A outra, por sua vez, possui um tamanho menor e é localizada no Centro das Artes e do Esporte Unificado (CEU) Moacy Cirne, no conjunto Nordelândia, zona Norte da capital potiguar.

Praça André de Albuquerque é uma das opções para andar de skate (Foto: Lara Paiva)

Praça André de Albuquerque é uma das opções para andar de skate (Foto: Lara Paiva)

O skatista Mateus Barros disse que a pista pública é uma boa iniciativa, porém a Prefeitura precisa ampliar a ideia para outros locais da cidade.  “Só acho que eles podiam fazer isso em mais locais e com a ajuda dos skatistas pra fazer espaços melhores. Podiam pegar projetos já prontos, como fizeram lá em João Pessoa (capital da Paraíba)”, disse o jovem.

Com uma área de 3.000 m², o CEU fica localizado no bairro de Lagoa Azul, zona norte de Natal, e que até a inauguração estava sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Esporte. Com a inauguração, o espaço é administrado pela Fundação Capitania das Artes (Funcarte).

Você pode ler também:  1998: primeira das cinco crianças do Planalto desapareceu

“Já tem muito tempo que os skatistas de natal pedem uma pista e era a única capital do Brasil sem uma skatepark pública. Se for olhar para a de João pessoa, no bairro de Manaíra, vai perceber que [o projeto] para essa pista na zona Norte é pequeno”, disse Mateus Barros.

Pista de Skate em Nordelândia, zona Norte da cidade (Foto: Prefeitura do Natal)
Pista de Skate em Nordelândia, zona Norte da cidade (Foto: Prefeitura do Natal)

Na comunidade sobre os skatistas, alguns elogiaram a iniciativa, porém outros criticaram a estrutura da pista e também pediram cobranças para construir “realmente um skatepark e não coisas que são usadas para quebrar o galho”.  O local funciona até às 21 horas. O CEU faz parte de um programa do Governo Federal em parceria com as prefeituras e visa promover cidadania em locais de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Temos uma pista de skate pública na zona Norte da cidade”

  1. esse vai ser só mais um lugar que vai servir de parquinho para crianças daqui a um tempo. prefiro continuar andando em todos esses outros picos citados na entrevista, e olha que eu moro na zona norte.
    parabéns pela matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí