Sêo Inácio ganhou o título de cidadão natalense

Compartilhe:

O cinéfilo mais famoso de Natal, Sêo Inácio, ganhou, no dia de seu aniversário, o título de cidadão natalense na Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (9) juntamente com o escritor e jornalista José de Castro. Inácio ficou famoso ao ser retratado no documentário “Sêo Inácio ou Cinema Imaginário”, do diretor Hélio Ronyvon, que foi exibido neste ano no Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul.

A sua aparição no Festival de Gramado rendeu entrevistas em jornais e portais de notícia de grande circulação nacional.

A condecoração foi entregue pelos vereadores Franklin Capistrano e Hugo Manso. Os vereadores relembraram toda a atuação dos homenageados antes de entregar-lhes os respectivos títulos de entrega da maior honraria da casa.

Eles destacaram que este era um sinal de retribuição e agradecimento por terem ajudado a escrever a história de Natal nas áreas de educação e cultura.

Inácio Magalhães é ex-funcionário dos Correios e ex-arquivista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele ficou conhecido pelo documentário que rendeu diversos prêmios tanto nos festivais do estado quanto em outros locais.

Magalhães estudou até a quarta-série do ensino fundamental e já assistiu mais de 20 mil filmes, cuja maioria foram comprados em uma banca bastante conhecida no bairro de Cidade Alta por vender DVDs de filmes cults e raros. Inicialmente, o documentário era para retratar a pequena loja, porém o visitante ilustre chamava mais atenção.

Ele não é funcionário da banca, mas está lá todas as segundas, quartas e sextas, pela manhã, dando dicas de cinema a qualquer um que estiver interessado.

“Ser querido e oficialmente considerado filho desta cidade que vi se transformar e que acompanhei os principais fatos do último século é razão para ter a minha gratidão eterna”, disse durante o discurso.

Ele traz consigo cadernos com anotações sobre a maioria das películas que viu. Mora numa casa no centro da cidade, rodeado de livros e filmes.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!