Qual era este shopping na foto?

Qual era este shopping na foto?

Compartilhe:

Esta foto mostra uma fábrica que hoje funciona o Shopping Via Direta, no conjunto Mirassol, zona Sul da capital potiguar. Até o fim da década de 1990 era onde funcionava a fábrica Soriedem, que era voltado para o produto têxtil. Por isso que o prédio do shopping parece com uma fábrica abandonada.  O local tinha uma unidade em Natal e no Jardim do Seridó.

O nome Soriedem é o contrário de Medeiros (povo do Rio Grande do Norte sempre criativo), que é a família proprietária da unidade fabril.

A empresa foi fundada em 1936 e chegou a entrar na lista das 12 empresas que mais recolhiam Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICM) no Rio Grande do Norte. A fábrica foi fundada pelo coronel João Medeiros e por isso que o nome de uma das ruas de Mirassol recebe esta homenagem.

destaque_501bd63c0a79f

O coronel constituiu a firma Medeiros e Cia com máquinas usadas, compradas a usina Anderson Clayton, instalando em dezembro, daquele ano, a Usina Seridó para beneficiamento do algodão. Em 1940 o “Coronel João Medeiros” comprou a fazendo Tabajara, em Macaíba e aumentou o volume de negócios no comércio e na exportação de algodão.

Soriedem no Jardim do Seridó (Foto: Miqueias Capuxú)
Soriedem no Jardim do Seridó (Foto: Miqueias Capuxú)

Sempre guiado pelo instinto de comerciante foi dos primeiros a acreditar na exploração mineral no estado, investindo na exploração da scheelita chegando a ser sócio da Mineração Seridó, adquiriu novos maquinários para beneficiamento do caroço de algodão fabricando óleo comestível, lançando no mercado as marcas Algol e Mavioso, seguindo-se dois tipos de margarinas, Emoções e Paladar.

Em 1967 abriu em Natal as confecções Soriedem S/A, que funcionou até 1994. No local, na capital potiguar, onde funcionava a Soriedem está instalado hoje o Shopping “Via Direta”, também de propriedades dos filhos de João Medeiros. Ele morreu em Natal em 1971, aos 83 anos de idade, vítima de infarte.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí