Natal e os grafites em lugares inusitados

Natal e os grafites em lugares inusitados

Compartilhe:

Grafite, grafito ou grafíti é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.

Atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana, no qual o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.

O movimento ganhou força realmente durante o período de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte.

Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, e a variados graus de transgressão.

Em Natal, por exemplo, existe vários muros grafitados, no qual a gente já falou da obra que foi feita no principal muro da Avenida do Contorno feito por 20 artistas locais e nacionais, que liga os bairros da Ribeira, Cidade Alta, Alecrim e a comunidade do Paço da Pátria. O link pode ser conferido a seguir.

Entretanto, alguns objetos encontrados nas ruas estão exibindo a arte dos grafiteiros. Vasos de lixos, armários de distribuição de telefonia, postes e dentre outros objetos encontrados no espaço público estão com estas manifestações artísticas.

Essas obras podem ser vistas nas Avenidas Senador Salgado Filho, Alexandrino de Alencar e Engenheiro Roberto Freire. Também poderão ser encontrados em outras ruas.

Você pode ler também:  Sabia que a Coca-Cola chegou em Natal primeiro?

Confira o álbum de fotos de grafites em lugares inusitados da cidade a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí