Goianinha finalmente vai virar região Metropolitana?

Compartilhe:

Uma das coisas que ficavam na cabeça: “Por que Goianinha ainda não é região Metropolitana?”. Muitos natalenses vão ao município para assistir os jogos do América no Nazarenão (antes da existência do Arena das Dunas, claro!). Sem contar que Goianinha é mais perto de Natal do que de Ielmo Marinho e Maxaranguape, considerado da Grande Natal.

Sem contar que a cidade é perto de São José de Mipibu e Parnamirim, conhecidas por pertencer a região metropolitana.

Um projeto de autoria do deputado Dison Liboa, porém, foi aprovado nas comissões da Assembleia Legislativo nesta semana. Agora será encaminhado para votação que provavelmente acontecerá na próxima terça-feira (15). Caso o mesmo seja aprovado, o governador Robinson Faria dará o parecer se sancionará a lei ou não.

Os membros da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho aprovaram o projeto à unanimidade dos votos.

A justificativa para que Goianinha seja da região Metropolitana é o desenvolvimento de seu polo industrial.  Além disso, a gestão do desenvolvimento urbano poderá ser aperfeiçoada, com as políticas públicas definidas em conjunto, como por exemplo a questão de transporte público.

A cidade limita-se com São José de Mipibu, Canguaretama, Vila Flor, Tibau do Sul, Espírito Santo, Nísia Floresta e Senador Georgino Avelino. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade é de  R$ 186 milhões. 

História da cidade

Inicialmente, a cidade era uma aldeia da área chamada Goacana ou Viajana, figurava entre as seis maiores da capitania do Rio Grande do Norte, e era habitada pelos índios janduís. Nos idos de 1687, segundo alguns historiadores, a região foi habitada por moradores brancos, provavelmente portugueses, depois da expulsão dos índios.

O início da exploração da região aconteceu de fato a partir das datas de sesmarias, concedidas a vendedores ambulantes vindos de Goiana Grande, na Capitania de Pernambuco, movimentado centro comercial da época. Os ambulantes chegaram à aldeia no século XVII e a chamaram de Goianinha, ou seja, uma pequena Goiana.

O crescimento do povoado desenvolveu-se dentro de uma produtividade econômica voltada para a agricultura, a pesca e a pecuária. No dia 7 de agosto de 1832, era criado o município de Goianinha, recebendo a denominação de Vila de Goianinha, que só foi elevado à categoria de cidade 96 anos depois, através do Decreto Estadual n° 712, de 9 de novembro de 1928.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

2 Comentários em Goianinha finalmente vai virar região Metropolitana?

  1. Boa noite, Lara. Neste mesmo projeto do deputado, inclui-se também a cidade de Arês que é bem próximo de Goianinha (26 Km), como região metropolitana de Natal.

    Abraço. 😉

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!