Força e Luz: Duas coisas lembram este nome

Compartilhe:

Duas coisas que lembram este nome: Time de futebol e de uma empresa geradora de energia elétrica, no qual a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), quando ainda era pública, se associou durante a década de 1960 juntamente com outras cidades nordestinas.

Vamos falar primeiro do time de futebol.

O time Força e Luz foi fundado em 1966 em Natal, porém só retomou as atividades no ano de 2014, quando fechou as portas por 17 anos. A última competição oficial antes de 2014 foi no ano de 1997.

O clube retomou as atividades profissionais através de uma parceria viabilizada com o Globo FC, que cedeu atletas, comissão técnica, além da estrutura do centro de treinamento e do estádio. A equipe tem uma fanpage no Facebook, onde praticamente é o diário de seu treinamento, suas competições e compartilham notícias relacionadas ao time, independente se este continua perdendo ou não.

FORÇA-E-LUZ-1-H

A página tem mais de 1000 curtidas e muitos comentários das postagens contém torcedores fiéis ao pequenino time.

Agora vamos falar da empresa Força e Luz.

De acordo com o blog de Luís Nassif, a empresa foi criada pela General Electric em 1892, esta empresa teve importante papel na eletrificação do Brasil. Em 1917 criou uma subsidiária para operar na América Latina, a American & Foreing Power Co. (Amforp) que teve grande atuação no Brasil, entre elas a Cia. Força e Luz do Nordeste.  Na década de 60, a empresa foi estatizada.

A Companhia Energética  do  Rio Grande do Norte  (Cosern)  foi criada pela  Lei Estadual nº 2.721, de 14 de dezembro de 1961. A mesma foi autorizada a funcionar pelo Decreto Federal nº 1.302, de 3 de agosto do mesmo ano, para atuação nas áreas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Você pode ler também:  Dia que Jô Soares apresentou Pureza-RN no seu programa

No final da década de 60, incorporou a Companhia Força e Luz Nordeste do Brasil (CFLNB) com o apoio da Eletrobrás, no qual antes da criação da Cosern já fornecia energia para Natal, Parnamirim e Macaíba.

Então, a empresa ficou conhecida por muito tempo pelo nome de Força e Luz. Como a empresa era pública, era comum os caminhões da empresa desfilar no dia 7 de setembro nas ruas da cidade.

Cosern no desfile de 7 de setembro (Foto: Natal Como Eu Te Amo/Facebook)
Cosern no desfile de 7 de setembro (Foto: Natal Como Eu Te Amo/Facebook)

A empresa foi privatizada em 1997, durante a gestão de Garibaldi Alves Filho, sendo adquirida por consórcio Neoenergia, formado pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Guaraniana S.A. e Uptick Participações S.A.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí