Este prédio se chama Papódromo e vamos contar sua história

Compartilhe:

Esta foto acima é o papódromo, conhecido como Espaço João Paulo II e fica dentro do Centro Administrativo do Rio Grande do Norte. Alguns natalenses utilizam o prédio para como ponto de referência para alguns lugares de Natal e foi construído especialmente para a visita do então Papa João Paulo II nos estados do Nordeste.

A visita aconteceu no ano de 1991, o Congresso Eucarístico Nacional foi sediado em Natal. O encerramento do encontro, que reuniu milhares de fiéis, foi realizado pelo papa João Paulo II.  O papa participou do encerramento do evento, abençoou a catedral e plantou um pau-brasil no local aonde foi hospedado, que foi batizado de Casa de Treinamento João Paulo II em sua homenagem e é organizado pela Arquidiocese de Natal.

Na primeira e única visita a Natal, a terceira ao país, o papa abençoou a cripta – Capela do Santíssimo – da Catedral Metropolitana. O local fica no subsolo da igreja, onde é constantemente contemplado.

Papa em 1991 na capital potiguar (Foto: G1)
Papa em 1991 na capital potiguar (Foto: G1)

O evento ficou lotado e a missa bastante bonita. Minha mãe esteve no evento, pois na época um de seus afilhados iria fazer primeira comunhão durante o congresso. “Era um dia bem quente e quase não vi o papa direito”, dizia ela quando mostrava as fotos dessa eucaristia.

O prédio foi inaugurado em 1991,  criou-se a esperança de que o espaço fosse um local apropriado para apresentações artísticas e culturais direcionadas a grandes públicos. Na época foi construído  em uma das áreas nobres e mais valorizadas de Natal. Na época, em 1991, a obra custou 270 milhões de cruzeiros (moeda da época). Um valor absurdo para a época.  O prédio parece para ser um chapéu de freira.

Entretanto, a intenção era que o prédio depois do congresso virasse um grande centro cultural. Depois do congresso, o local foi espaço para realização de alguns shows, como o da banda brasiliense Legião Urbana. O local, por muitos anos, ficou bastante abandonado.

Atualmente, o prédio hoje é a sede do programa Barriga Cheia, um  restaurante popular, e  a sede da Coordenadoria de  Administração Penitenciária (Coape).


Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

1 Comentário em Este prédio se chama Papódromo e vamos contar sua história

  1. Tenho boas recordações do Papódromo! O primeiro show da minha vida foi da Legião Urbana qd eu tinha 16 anos. Titãs e Paralamas tbm estão nessa lista ao que cabe o Espaço de Natal.

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!