Estudantes de jornalismo fazem ensaio sobre violência contra mulher

Compartilhe:

O que ficava mais triste durante o tempo que fiquei no curso de jornalismo, na UFRN, era a existência de projetos muito bacanas e os mesmos não tinham uma ampla divulgação além das mídias sociais. Um grupo de pessoas do curso realizou um ensaio fotográfico sobre a violência simbólica contra mulher. Como assim?

Elas fotografaram várias meninas em dois momentos. O fundo da primeira imagem aparecia as frases que já ouviram, muitas vezes com aqueles estereótipos machistas. No segundo momento da fotografia, por sua vez, mostrava a modelo se sentindo bem e não importando com as opiniões alheias.

Com certeza alguma mulher já ouviu algumas dessas frases:

“Você precisa emagrecer um pouco”.

“Está grávida? Nossa! Você acabou com a sua vida. Por que não usou camisinha?”.

“Você namora uma mulher, porque não teve homem para te pegar de jeito”.

“Você não é para casar”.

“Por que não alisa o cabelo?”.

“Por que você não usa uma roupa mais comprida?”.

O grupo é formado pelos estudantes Letícia Leite, Aline Braga, Alynne Scott, Marcelo Filho, Hiago Maciel, Leonardo Bezerra e Kennet Anderson. A orientação foi feita pelo professor Antonino Condorelli.

“Se você é mulher provavelmente já ouviu pelo menos alguma dessas frases, pode até já ter falado alguma delas. Se você é homem, com certeza, também já falou algo desse tipo”, disse Letícia na sua postagem no Facebook.

O objetivo das frases é a reflexão: o que eu estou falando machuca alguém? Aquela pessoa deve mesmo ser julgada pelo seu jeito de ser/se vestir/se comportar? .

A ideia do ensaio é mostrar que as mulheres podem escolher viver do jeito que elas querem. A violência simbólica está tão enraizada que acabamos reproduzindo com outras mulheres o que já nos falaram algum dia.

As fotos do projeto poderão ser conferidas a seguir:

Este slideshow necessita de JavaScript.


Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

2 Comentários em Estudantes de jornalismo fazem ensaio sobre violência contra mulher

  1. Olá! Excelente e impactante trabalho!
    Com quem eu poderia falar sobre possível autorização para utilizar as imagens em exposição com a temática da violência contra a mulher?

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!