Cinco faróis conhecidos no Rio Grande do Norte

Cinco faróis conhecidos no Rio Grande do Norte

Compartilhe:

O Rio Grande do Norte é conhecido pelas suas belíssimas praias, mas também é conhecido por ter inúmeros faróis espalhados no seu extenso litoral. Nós listamos cinco faróis conhecidos que poderão ser conferidos a seguir:

1) Farol de Mãe Luíza

800px-Farol_de_Natal

Localiza-se no alto das dunas do bairro de Mãe Luíza, em Natal. Localiza-se no alto das dunas do bairro de Mãe Luíza, Natal, Rio Grande do Norte.

A lanterna do alto do farol, a qual funciona eletricamente, tem um alcance luminoso de 39 milhas náuticas ou 72 quilômetros. Em caso de falta de energia entra em operação um sistema auxiliar de baterias, operado manualmente, entra em funcionamento. Seu facho de luz emite cinco lampejos em intervalos de 25 segundos.

O farol é administrado pelo Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste e sua visitação é aos domingos, no período da tarde, não sendo permitida o acesso a Torre do Farol.

2) Farol do Calcanhar

800px-Calcanhar_Lighthouse

O Farol do Calcanhar ou Farol de Touros é o maior farol do Brasil, estando situado no distrito de Cajueiro, no município de Touros, a 86 km de Natal.

Está estrategicamente colocado numa região onde o litoral brasileiro faz um ângulo agudo, a chamada “esquina do continente”. Tem 62 metros de altura e 298 degraus. Foi, à data da sua construção, o segundo maior farol do mundo em concreto, devendo ser nos tempos atuais o sexto maior nesse material, estando incluído nos 26 maiores do mundo.

É uma torre cilíndrica em concreto armado com quatro gigantes laterais de reforço e lanterna. Pintada com faixas horizontais brancas e pretas.

3) Farol das Rocas

Farol construído em 1883 e ao fundo a torre atual, construído em 1967
Farol construído em 1883 e ao fundo a torre atual, construído em 1967

O Farol das Rocas é um farol brasileiro localizado no Atol das Rocas, cerca de 240 km a nordeste do cabo de São Roque, ambos no estado do Rio Grande do Norte. Torre em armação de treliça de alumínio, tronco piramidal quadrangular, branca, com 15 metros de altura. Emite dois relâmpagos brancos a cada seis segundos, com um alcance de 13 milhas náuticas.

Você pode ler também:  O que é o Grande Ponto?

Foi construído janeiro de 1883, apesar de sua torre atual foi inaugurada em 1967.

4) Farol do Bacopari

800px-Farol_bacopari_baia_formosa_01

Inaugurado em 1919, o Farol Bacopari situa-se no Cabo Bacopari, localizado no município de Baía Formosa. A lâmpada do farol fica a uma altitude de 30 metros, no topo de uma torre de 17 metros de altura.[1] A torre tem base octogonal, com as faces laterais pintadas nas cores preta e branca. Seu alcance luminoso é de 15 milhas náuticas. 

5) Tereza Pança

Foto: Pousada dos Anéis
Foto: Pousada dos Anéis

Fica na praia de Maracajaú, Litoral Norte do Rio Grande do Norte. Recebeu esse nome devido a uma embarcação homônima que afundou por lá após bater em um arrecife. Foi construído no ano de 1930. É de Propriedade da Marinha do Brasil, fazendo parte do Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste –SSN-3; Localiza-se no litoral norte a uma distância de 1,8 milhas náuticas da costa e está posicionado pelas coordenadas: latitude 05,24’08s e longitude 35.17’80w.

Trata-se de uma edificação mista de alvenaria de tijolo maciço/estrutura de concreto armado, com 1,20 metros de diâmetro interno, espessuras das paredes de 55cm e 12 metros de altura, fundada sobre um anel metálico fixado em afloramento de rocha. Na sua parte superior localiza-se a plataforma protegida por guarda corpo em concreto armado.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Cinco faróis conhecidos no Rio Grande do Norte”

  1. Hélcio Pacheco de Medeiros

    Bom trabalho Lara Paiva. Voce pode ampliar a pesquisa fazendo um levantamento histórico dos faróis. Tem também o de Galinhos é um vermelho. Já um pouco deteriorado. Veja se posta também…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí