Um pouco sobre a Pinacoteca do Estado

Um pouco sobre a Pinacoteca do Estado

Compartilhe:

O Palácio Potengi  é onde funciona a Pinacoteca do Estado, espaço aberto para apresentações de artistas potiguares, nacionais e internacionais. Além disso, recentemente, o local foi aberto para realização de shows (que acontecem na parte de trás do prédio) e peças teatrais. Nesta sexta-feira (20), por exemplo, aconteceu o show do cantor pernambucano Otto. É uma ótima oportunidade para resgatar um pouco da história existente do Rio Grande do Norte.

Lá estão expostas esculturas, gravuras, fotografias, mapas e pinturas além de que o visitante ter a oportunidade de visitar próprio prédio que é considerado a maior expressão da arquitetura neoclássica em Natal.

Parte interna da Pinacoteca (Foto: Rio Grande do Norte.net)
Parte interna da Pinacoteca (Foto: Rio Grande do Norte.net)

Além disso, o espaço contém uma reunião de obras de arte de artistas locais, nacionais e internacionais como Volpi, Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Newton Navarro, Dorian Gray, entre outros tantos artistas a Pinacoteca do Rio Grande do Norte é o local onde está situada a maior parte do acervo de Artes Visuais pertencente ao Governo do Estado. Você pode ser visto em diversos salões existentes na pinacoteca.

Além disso, uma das janelas se consegue ter uma grande vista do bairro de Cidade Alta e da Praça Sete de Setembro, conforma já falamos no Brechando.

O prédio que foi construído durante o século 19. Alguns historiadores apontam que o prédio ficou pronto, de fato, em 1873, quando o Rio Grande do Norte ainda era uma província. Em 1902, o então governador Alberto Maranhão transformou o palácio em sede do governo em 1902.

Parte interna do palácio, onde fica o salão nobre (Foto: Lara Paiva)
Parte interna do palácio, onde fica o salão nobre (Foto: Lara Paiva)

O local guarda parte do acervo de Artes Visuais pertencentes à Administração Estadual. Até o ano de 1995 funcionou a sede do Governo do Estado, que atualmente fica no Centro Administrativo. Como simbolismo, a cerimônia de posse entre os governadores acontece na Pinacoteca. ´

Você pode ler também:  Rodízio de coxinha na quarentena em Natal

A Pinacoteca Potiguar ainda tem uma escultura do Budda do Laos, uma raridade do final do século 12, procedente do Laos, na Ásia. A peça é de chumbo e banhada em ouro. Foi doada pelo colecionador suíço que morou em Natal, Fritz Alain Gegauf.

Também uma belíssima fonte de ferro fundido, de alto valor artístico, que por muito tempo ficou na Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira, conforme foi lado neste aqui.

Os horários de visitação são de terça a sábado das 08 às 16 horas. O local fica na Praça 7 de Setembro, Cidade Alta, próximo da Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN). Então, para entrar em contato com a Pinacoteca e obter mais informações sobre as exposições correntes no espaço, é só ligar para os telefones (84) 3211-7056 ou (84) 3232-2997.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí