Um pouco sobre a Igreja do Rosário

Um pouco sobre a Igreja do Rosário

Compartilhe:

O nome completo do templo católico é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e é o segundo mais antigo da cidade de Natal, construído em uma das partes mais altas da capital potiguar. Os primeiros registro apontam que o prédio surgiu no início do século XVIII.

Está localizada na Cidade Alta, perto da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foi tombada pelo Governo Estadual em 1988, quando foi também restaurada, ganhando novamente suas feições originais.

A igreja durante o período colonial era frequentada e construída por muitos escravos.  Ao longo do período colonial, a Igreja Católica no Brasil esteve submetida ao governo português. Apesar disto, ela também se voltou aos escravos brasileiros, onde os negros se proliferaram irmandades e igrejas consagradas à Nossa Senhora do Rosário, considerada a sua santa protetora.

A criação da Igreja data de 02 de julho de 1714, e é dedicada à padroeira dos pretos, escravos ou libertos.  Na época, os brancos e negros não se misturavam. Por isso, existe várias Igrejas em homenagem à Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em vários cantos do Brasil.

(Foto: Evaldo Gomes/Galo do Sol)
(Foto: Evaldo Gomes/Galo do Sol)

Na parte externa tem o cruzeiro, tradição que foi repetida em outras igrejas no interior do estado. Porém, a cruz fincada originalmente fica dentro da igreja.  Uma das curiosidades sobre o templo é que a travessa Gonçalves Dias, onde fica, tem um pavimento ainda existente durante o período colonial. Assim como a Travessa Pax.

Nela se celebra atualmente aos domingos às 09 horas a missa segundo a “forma extraordinária do rito romano”. Ou seja, a missa é celebrada pelo monsenhor Lucilo Alves Machado em latim e de costas para a plateia. 

Dentro, ela é a igreja mais humilde existente da cidade, mostrando a simplicidade e sem muitos adornos. Na torre da igreja, o visitante pode ver todo o rio Potengi e parte da cidade de Natal.

Você pode ler também:  Shows que acontecerão nesta semana em Natal

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Um pouco sobre a Igreja do Rosário”

  1. Acompanho o blog, curioso que sou por aprender da cidade que é minha nova morada.
    tive a oportunidade de assistir neste domingo à missa, no uso antiquor.
    Se julgar pertinente, peço mudar a palavra “plateia” para “fieis”, soa mais adequado àqueles que participam da celebração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí