Qual foi o primeiro jornal publicado em Natal

Compartilhe:

O primeiro jornal impresso publicado em Natal se chamava “A República”, foi fundado em 1890,  pelo governador Pedro Velho de Albuquerque Maranhão.  Não funcionava diariamente e era utilizado para difundir os ideias republicanas vanguardistas e ganhou força em meio a sociedade potiguar ao longo dos anos, sendo uma das escolas de jornalismo local.

Já existia um no Rio Grande do Norte, intitulado de “O Mossoroense”, que existe até hoje e é o terceiro jornal mais antigo do país. “A República” acompanhou grandes momentos da história brasileira, as mudanças de hábitos da sociedade potiguar e também formou diversos jornalistas da cidade.

Tanto que os jornais do “A República” são utilizados pelos historiadores como uma grande fonte de pesquisa.

O jornal republicano tornou-se mais tarde um meio de divulgação dos atos do governo e o órgão oficial do estado no ano de 1928. O periódico funcionava no bairro da Ribeira. A sua sede, atualmente, funciona o Museu da Imprensa do Rio Grande do Norte, onde possui diversas máquinas utilizadas nos primórdios do jornalismo impresso em Natal, e publica as edições do Diário Oficial do Estado (DOE).

Em 1987, o governador Geraldo Melo determinou o fim do conteúdo informativo do jornal diante das críticas que o órgão servia apenas como veículo de propaganda governamental.

Neste ano, “A República”  foi ressuscitado pelo Departamento Estadual de Imprensa (DEI), com reportagens  sobre educação, saúde, segurança, cultura e situação hídrica do Estado. As matérias são elaboradas pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. O conteúdo do jornal também já está disponível neste site.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!