Edifício 21 de março: primeiro prédio de 10 andares de Natal

Compartilhe:

No meio de casas comerciais na Rua Vigário Bartolomeu, no bairro de Cidade Alta, existe um prédio bem grande, com cores bege e vermelho, chamado o Edifício 21 de Março e foi o primeiro prédio deste porte a ser construído na cidade.  São 10 andares onde contam a história da vanguarda social, cultural e política de Natal. Até hoje, alguns escritórios médicos, imobiliárias, consultórios médicos, consultórios odontológicos e dentre outras coisas.

O prédio nasceu com o nome de batismo da loja maçônica 21 de março, que fica próximo do local e tem um prédio próximo desde o século 19. O condomínio foi inaugurado no dia 1 de novembro de 1964.  Foi um dos percursores do processo de verticalização da cidade.

Ainda tem gente morando por lá desde a sua inauguração. Portanto, o prédio é residencial e comercial. É o primeiro e um dos poucos prédios deste porte, já passaram inúmeros médicos, políticos (sim, alguns tem gabinetes no prédio), dentistas, advogados e empresários.

Se você jogar no Google, alguns condôminos utilizam os apartamentos do 21 de março como forma de hospedar os turistas que vem para Natal, algo que já é comum no Rio de Janeiro com os prédios localizados nos bairros de Copacabana e Botafogo.

PQAAADnaDnw7-2Ev3Tk9gO11TE5byvuz0Sx-uIJP68kGfHZpzysaC157OyHYoorkuhgxl7z5DwDTqm2hWDRemW1wEGMAm1T1UIotfDrXzhQH3V1UNHoBwZlw3zpF

A parte de baixo do prédio, perto da portaria, possui algumas lojas da cidade e dentre outros serviços.  O local já faz parte da história juntamente com os prédios históricos vizinhos, como a Pinacoteca do Estado, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação e a Praça Padre João Maria.

A equipe do Zoon lançou um filme sobre a história do prédio 21 de Março, intitulado de “21 de Março – dez andares de histórias”, que tem duas versões: uma de 30 minutos e a outra de 50 minutos. O vídeo traz depoimentos de moradores e pessoas que tiveram uma participação importante dentro do prédio. Confira o trailer a seguir:

 


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!