De onde surgiu a rivalidade do Abc x América

De onde surgiu a rivalidade do Abc x América

Compartilhe:

Esses são os dois times mais conhecidos do Rio Grande do Norte, apesar dos dois no ano que vem vão estar na terceira divisão do principal campeonato de futebol brasileiro. Neste ano, os dois completaram 100 anos e ambos fizeram as suas próprias comemorações. As disputas entre os dois times são conhecidos como “Clássico-Rei”.

Apesar de histórias similares, os times são rivais. Como assim? Tanto que existem torcidas organizadas conhecidas pelas tretas constantes nas páginas policiais.

O ABC surgiu no dia 29 de junho e era formado por times da jovem elite potiguar, que se reunia na Avenida Rio Branco, próximo do Teatro Alberto Maranhão, O nome era uma homenagem aos países Argentina, Brasil e Chile, uma homenagem ao pacto de amizade fraternal dos três países da América do Sul.

Uma curiosidade muito importante e que é interessante de ser destacada é o fato de que embora tenha sido fundado em 1915, o ABC Futebol Clube só adquiriu personalidade jurídica a partir de 13 de dezembro de 1927, quando a Liga de Futebol registrou seus estatutos.

Os pesquisadores do futebol no RN consideram como a primeira partida disputada em solo potiguar, o ABC x América de Natal que foi jogado no dia 26 de setembro de 1915, num campo improvisado onde hoje fica a praça Pedro Velho (praça Cívica). Os dois clubes haviam sido fundados poucas semanas antes. O resultado foi 4 x 1 para o ABC.

Já o América foi fundado em 14 de julho do mesmo ano e eram provenientes da Cidade Alta. Nos seus primeiros sete anos de existência, os recursos financeiros do clube vinham em grande parte do bolso de Aguinaldo Tinôco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time.

Você pode ler também:  Mulheres comentam a importância delas na sociedade

A primeira partida oficial foi realizada entre ABC e América de Natal ocorreu em 15 de Setembro de 1918 pelo campeonato estadual de 1918, que não foi finalizado. O América venceu a partida pelo placar de 3 a 0, com gols de Arnaldo, Pinheiro(contra) e Nilo Murtinho Braga. Daí em diante a rivalidade só crescia entre os dois principais de times da capital potiguar.

Ao todo já foram 484 jogos entre os dois, sendo que o ABC ganhou duas vezes a mais que o alvirubro. Os dois já empataram 149 vezes.  No dia 14 de outubro de 1945, o ABC venceu o América pelo placar de 8 a 1.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí