Como era o baldo antes do viaduto?

Compartilhe:

No ano de 1978, o prefeito Vauban Bezerra de Farias construiu o viaduto do Baldo, uma via para interligar os bairros do centro com as zonas Leste e Sul da capital potiguar e colaborou para fluir o trânsito natalense e se tornou ponto de referência às diversas movimentações sociais realizadas nas áreas próximas à sua localização.

Mas existe uma foto da rua antes do viaduto?

Recentemente, a página do Facebook “Natal Como Eu Te Amo” colocou uma foto da via antes do viaduto. A foto tem mais de 300 curtidas e quase 100 compartilhamentos, a mesma pode ser conferida a seguir:

11041293_931678163581787_1283600514313028454_n

O viaduto fornece o acesso para Ribeira, Cidade Alta, Passo da Pátria e Alecrim. A via faz parte da Avenida do Contorno. Já a parte de baixo fica entre as avenidas Deodoro da Fonseca e Rio Branco. Além disso, ela é próxima da Praça Almirante Tamandaré.

Atualmente, ela está passando por uma reforma e o acesso é interditado desde 2011 por determinação judicial, alegando que a estrutura tinha risco de cair com a falta de reparos.

Baldo é o nome do canal que inicialmente fica na Lagoa Manoel Felipe. Hoje é bastante poluído devido aos esgotos jogados dentro do canal.  Era fornecedor de água potável às primeiras residências da capital potiguar.

O local era usado pelas lavadeiras do Barro Vermelho e Cidade Alta, que lavavam as roupas das residências em suas águas até os idos de 1970. Também era possível, até aquela época, encontrar peixes e cágados em suas águas, além de animais de pequeno porte, como guaxinins e cotias nas suas matas ciliares.

Já falamos sobre o canal (Colocamos até fotos da década de 50 quando não tinha o viaduto) nesta matéria aqui.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!