Cinco ruas com nomes de escritores em Natal

Compartilhe:

São poucas homenagens aos personagens históricos do Rio Grande do Norte. Perambulando nos bairros de Tirol e Cidade Alta é comum ver ruas e avenidas em homenagem aos escritores dessas terras. Nós do Brechando listamos algumas vias que poderão ser conferidas a seguir:

1) Rua Auta de Souza

Esta rua fica no bairro de Cidade Alta e fica próximo do colégio Winston Churchil, por trás do SESC e finaliza na parte traseira do casarão do prédio administrativo onde funciona o Hospital Infantil Varela Santiago. É uma homenagem à poeta macaibense, que possui forte influência da segunda geração do romantismo e é autora do livro Horto.

2) Avenida Câmara Cascudo

56681
Casa de Câmara Casucdo fica na Avenida Câmara Cascudo

Câmara Cascudo é escritor e um dos maiores folcloristas do Rio Grande do Norte. Subindo a Avenida Duque de Caxias, no bairro da Ribeira. O local fica o início do corredor cultural e a via fica a casa onde Cascudo morou por muitos anos e hoje funciona o Instituto Ludovicus, mantido pelos familiares do autor e conta um pouco da história dele.

3) Rua Ferreira Itajubá 

Parada-de-onibus-Rocas-JA-1024x678

Ferreira Itajubá foi um grande poeta no Rio Grande do Norte, cujo seu nome de batismo era Manoel Vírgilia Ferreira e possui uma rua em sua homenagem na capital potiguar, que fica no bairro das Rocas, próximo da Igreja Sagrada Família.

4) Rua Henrique Castriciano

A entrada do Salesiano São José fica a Rua Henrique Castriciano
A entrada do Salesiano São José fica a Rua Henrique Castriciano

O irmão da poeta Auta de Souza tem uma rua em sua homenagem, que fica numa das ruas do bairro da Ribeira, próximo da Praça Augusto Severo e do colégio Salesiano São José. Henrique Castriciano de Sousa foi um escritor e político brasileiro, fundador de uma instituição de ensino potiguar, a Escola Doméstica.

Você pode ler também:  Mais dois filmes indicados ao Oscar disponíveis no cinema de Natal

5) Rua Lourival Açucena

Uma pequenina rua no bairro de Tirol, onde fica uma clínica, existe a Rua Lourival Açucena. Quem é esse?  Joaquim Eduvirges de Mello Açucena é considerado o primeiro poeta do Rio Grande do Norte. Sua poesia era ligada ao Romantismo, mas tinha forte relação tardia com o Arcadismo.

Tags

Commente aqui

2 respostas para “Cinco ruas com nomes de escritores em Natal”

  1. Tatiano Maviton

    Olá!
    Meu nome é Tatiano, (é isso mesmo que vc leu), moro em Curitiba há muito tempo, mas nasci em Natal, de onde morro de saudades, e numa dessas navegações pela internet procurando coisas sobre natal esbarrei aqui. Agora, sempre que há um tempinho entro aqui pra ver fotos de Natal e ler as matérias, é a forma que encontrei de matar um pouco a saudade da minha terra que tanto amo. Adoro as curiosidades sobre locais de Natal, saber sobre o que rola aí, sobre a cena cultural principalmente… Obrigado por este espaço tão especial, que me proporciona um pouco de nostalgia e mata a saudade da minha infância em Natal. Parabéns, Lara!!!

    1. Muito obrigada pelas palavras e continue Brechando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...