Apreciando o Guaraná Jesus

Compartilhe:

Quem nunca bebeu Guaraná Jesus? Não sabe o que está perdendo e é uma pena que não vende em Natal. É um refrigerante de cor rosa e muito popular no estado do Maranhão. A primeira vez que experimentei esta delícia foi quando meu pai trouxe durante uma viagem à São Luís.

– Lara, minha filha, o que você quer de presente? Um CD daquelas suas bandas de rock?

– Guaraná Jesus.

– O quê?

– É um guaraná que vende lá no estado e tem uma cor rosa.

Guaraná delícia
Guaraná delícia

Na época, pai trouxe algumas latas e uma garrafa de 600 mililitros. Uma das latinhas levei para a escola e foi um sucesso, pois o povo fazia fila para experimentar. Resultado? Alguns gostaram e outros disseram que tinha gosto de xarope. Se remédio para minha faringite tivesse esse sabor, eu estaria tão feliz.

Depois, eu adquiria por conta de um amigo meu, o Felippe Jedi, que morou lá por anos. Toda vida que ele vinha para Natal, eu enchia o saco e dizia: “Traga meu Guaraná Jesus, pelas caridades”.

Durante uma festa entre os amigos, ele me trouxe e ficou impressionado porque estava bebendo de verdade.

– Eu achava que era só zoeira sua. Você gosta disso mesmo!

Algumas pessoas sabiam que eu gostava do refrigerante sempre que viajava ao Maranhão me trazia de presente. Recentemente, meu tio trouxe uma garrafa de 2 litros de Jesus. Alguns acham doce demais, porém eu adoro refrigerante desse porte. Sou uma das poucas pessoas que admite que gostava de Guaraná Brahma.

Ainda existe a versão Jesus Zero, criada em 2011, algo que precisarei experimentar.

Guaraná Jesus é um refrigerante cor de rosa com sabor adocicado, lembrando vagamente cravo e canela, devido a estes serem alegadamente dois de seus 17 ingredientes. A fórmula foi criada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes (que era Ateu). O guaraná surgiu de uma tentativa frustrada de fabricar um remédio. Mas o novo xarope agradou muito os netos do farmacêutico, que faleceu em 1963.

image

A família Jesus manteve fábrica própria até o início da década de 1960, quando a fábrica foi vendida para a então Cervejaria Antárctica Paulista, sem a marca. Os representantes da família acusaram a fábrica de adulterar e boicotar a venda do produto, iniciando uma briga judicial. Após anos, o contrato foi rompido.

Na década de 1980, a marca de refrigerante Guaraná Jesus é vendida para a Companhia Maranhense de Refrigerantes e começa a engarrafar o produto. Hoje, o produto pertence a empresa Coca-Cola. Devido à campanha de 2008 para a nova identidade visual das embalagens, ganhou em primeiro lugar, na categoria melhor estratégia de marketing, o Prêmio Internacional de Excelência em Design.


Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!