Adivinha quem é o novo cidadão potiguar? Ey-Ey-Eymael, um democrata cristão

Compartilhe:

O ex-deputado federal José Maria Eymael, presidente do Partido Social Democrata Cristão (PSDC), nesta segunda-feira (23) recebeu o título de “Cidadão Norte-riograndense” pelos deputados no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte  (ALRN).  A proposição de fornecer este título foi do deputado José Adécio (DEM), o parlamentar disse que faz sempre uma seleção rigorosa na escolha dos nomes para esta honraria.

O homenageado iniciou sua carreira política como militante do Partido Democrata Cristão (PDC), extinto durante o regime militar. Eymael foi deputado constituinte e ficou entre os 15 parlamentares que mais tiveram artigos aprovados na elaboração da Constituição Federal de 1988, citado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

 

José Adécio citou conquistas importantes para o trabalhador brasileiro, graças aos artigos do homenageado, como o aviso prévio de 30 dias para todos os trabalhadores; a jornada semanal de 44 horas; o direito ao lazer, entre outros.

José Maria Eymael nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, no dia 2 de novembro de 1939. É graduado em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Em 1962, ele filou-se ao Partido Democrata Cristão (PDC) em 1962 em Porto Alegre, militando na Juventude Democrata Cristã. Mas o PDC foi extinto pelo Ato Institucional n° 2 em 27 de outubro de 1965 durante a ditadura militar brasileira, e Eymael tornou-se o responsável por sua reorganização no estado de São Paulo quando de sua refundação em 1985.

Ainda em 1985, foi candidato a prefeito de São Paulo pelo PDC mas ficou nas últimas posições. Mas o jingle de sua campanha, com o refrão “Ey Ey Eymael, um democrata cristão…”, é ainda hoje bastante popular e gruda nas nossas cabeças.

Eymael recebendo o títulos nas mãos do deputado José Adécio e do vereador Joanilson de Paula Rêgo (Foto: ALRN)
Eymael recebendo o títulos nas mãos do deputado José Adécio e do vereador de Natal, Joanilson de Paula Rêgo (Foto: ALRN)

Em 1986, no vácuo da popularidade do jingle, elegeu-se deputado federal constituinte. Reelegeu-se em 1990. Candidatou-se novamente à prefeitura de São Paulo em 1992, e foi novamente derrotado.

Em 30 de março de 1995, funda o Partido Social Democrata Cristão (PSDC), cujos compromissos maiores são o “compromisso com a família, com a defesa de seus valores e o atendimento pleno de suas necessidades”.

Após fundar o PSDC, Eymael foi candidato à Presidência da República por quatro vezes 1998, 2006, 2010 e 2014.  Em 2014, foi novamente candidato ao cargo de Presidente da República, ficando em nono lugar de onze candidatos com 0,06% de votos.

Para finalizar, eu vou deixar meus leitores com este jingle na cabeça:


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!