A história da padroeira de Natal: Nossa Senhora da Apresentação

Compartilhe:

Hoje é sábado, 21 de novembro. Dia da padroeira de Natal: Nossa Senhora da Apresentação. Você sabe como começou esta tradição? Não? Como o Brechando é um blog de curiosidades, nós vamos contar um pouco sobre como a santa apareceu em nossas vidas.

Deveria ser uma quarta-feira comum para um grupo de pescadores do Rio Potengi. Mas, não foi. No dia 21 de novembro de 1753, enquanto estavam navegando sobre a “água de camarão” (significado do nome do rio, conforme falamos neste link), eles viram um caixote de madeira, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem: “Aonde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá” .

Os pescadores avisaram sobre a descoberta ao vigário da paróquia, padre Manoel Correia Gomes, que se dirigiu ao local e logo reconheceu que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Porém, como o dia 21 de novembro é o dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém, a santa foi batizada como Nossa Senhora da Apresentação e proclamada padroeira da cidade de Natal.

A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário.

Em homenagem à padroeira, o dia 21 de novembro é feriado municipal em Natal. Seus festejos se estendem desde 11 até 21 de novembro, com missas e celebrações, principalmente, na Pedra do Rosário (onde a imagem foi encontrada), na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga catedral) e na Catedral Metropolitana.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!