10 curiosidades sobre a região Metropolitana de Natal

Compartilhe:

Nós do Brechando listamos algumas curiosidade sobre a Região Metropolitana de Natal, também conhecida como a Grande Natal. Poderão conferir a seguir:

1) Este é o mapa da Região Metropolitana de Natal (Falta Ielmo Marinho e Maxaranguape)

mapa

2) Reúne 12 municípios do estado do Rio Grande do Norte, formando a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste, atrás apenas das regiões metropolitanas de Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). É a 18ª maior região metropolitana do país.

Natal-RN
Natal-RN

3) O termo refere-se à extensão da capital potiguar, considerando-se apenas o núcleo urbano, É formado por Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, Ielmo Marinho, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Nísia Floresta, São José de Mipibu e Vera Cruz.

Vera Cruz- RN
Vera Cruz- RN

4) Possui uma população estimada em 1.495.669 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014.

Parnamirim-RN
Parnamirim-RN

5) Sabia que a Região Metropolitana de Natal só existe há 18 anos? Sim, através da lei estadual Complementar nº 152, de 16 de janeiro de 1997, inicialmente compreendendo os municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e Extremoz. Nísia Floresta e São José de Mipibu foram incluídos em 10 de janeiro de 2002 (lei complementar 221).

1_2

6) Ielmo Marinho é a cidade mais nova de ser inclusa na Grande Natal. Um projeto de lei, de autoria do deputado estadual George Soares, pretendia adicionar o município de Ielmo Marinho à região metropolitana, devido à sua proximidade com o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Foi aprovado em 2011, mas foi vetado durante a gestão estadual de Rosalba Ciarlini. Em 27 de julho de 2015, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, sancionou a lei complementar 540, que incluiu Ielmo Marinho na Grande Natal.

Ielmo Marinho-RN
Ielmo Marinho-RN

7) Apresenta-se como uma das regiões de maior dinamismo econômico e social do Rio Grande do Norte. Do ponto de vista da urbanização, apresenta uma acentuada diferença, pois a população rural de alguns municípios é superior à população urbana.

8) O município que tem menor área territorial é Vera Cruz, que tem apenas 83,89 quilômetros quadrados.

9) Maxaranguape é a cidade da Região Metropolitana de Natal com o menor número de habitantes, com 11.628 pessoas morando na região.

Maxaranguape
Maxaranguape

10) Apenas as cidades de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz fazem fronteira com Natal.

Macaíba
Macaíba

Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!