Vamos limpar as praias do litoral sul ?

Compartilhe:

Atividade de limpar as principais praias do litoral Sul vai acontecer neste sábado (10), graças ao projeto Ponta de Pirangi, realizado pela ONG Oceânica e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. As atividades tiveram início no mês de setembro. Esta é a quarta edição da “Campanha Praia Limpa”, que foi inspirada no movimento internacional “Clean up the World”, no qual inclui em sua programação várias atividades de educação ambiental que culminam com o dia de mutirão de limpeza.

São voluntários de diversos grupos da comunidade se unem para sensibilizar usuários da praia da necessidade em conservar os ambientes marinhos e o bem-estar das comunidades litorâneas e coletar resíduos sólidos que são descartados na praia.

A equipe do Ponta de Pirangi pretende reunir não só a comunidade local, mas também todas as pessoas interessadas em participar da ação ambiental, a partir das 9h, em três praias: Cotovelo, próximo a Barreira do Inferno; Pirangi do Norte, próximo a Barracado Pescador; e Búzios, próximo ao ponto de apoio dos guarda-vidas. O lixo será separado conforme os tipos e pesado em cada localidade.

A edição de 2015 da campanha teve início no mês de setembro com a construção de murais artísticos nas pelo artista paulista Erick Wilson. Posteriormente, na sede do Projeto Ponta de Pirangi, foi ministrada uma palestra sobre o lixo no ambiente marinho pela professora Christina de Araújo do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que apresentou os tipos de resíduos sólidos comumente encontrados nas praias.

A finalização da campanha Praia Limpa acontecerá nestas praias, evidenciando a responsabilidade que todos nós temos quanto ao declínio da qualidade desses ambiente.

Para esta ação, o Ponta de Pirangi conta com o apoio das Prefeituras de Parnamirim e Nísia Floresta, que envolveram suas diversas secretarias nesta campanha, além da SPU, UFRN e IBAMA, que são parceiros do projeto. Entre as organizações locais envolvidas na campanha estão, as escolas Professora Maria Araújo e Alberto Carvalho de Araújo; associações e clubes comunitários e empresários do turismo e lazer.

Há 10 anos, a ONG Oceânica trabalha a favor a conservação de ambientes e espécies marinhas do estado. Atua em parceria com a UFRN, o Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (IDEMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Uma grande conquista da ONG foi a inclusão da região de Pirangi no Plano de Ação Nacional (PAN) para conservação dos ambientes coralíneos, iniciativa do governo federal que combate ameaças a espécies nas formações recifais. Com a mudança, Pirangi passa a ser área foco de conservação.

Data e horário das limpezas:

Dia 10/10, Praias de Cotovelo e Búzios: das 9:00 às 11:30
Praia de Pirangi do Norte: das 9:00 às 13:00


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Breche Também

error: Content is protected !!