Um pouquinho do Passo da Pátria

Um pouquinho do Passo da Pátria

Compartilhe:

O Passo da Pátria fica entre a Ribeira, Cidade Alta e Alecrim. A comunidade fica as margens do rio Potengi e também da linha do trem. Mais de três mil pessoas vivem na região. O local surgiu próximo da Pedra do Rosário, um dos principais pontos turísticos da cidade.  Sua área totaliza mais de 200 metros quadrados.

O historiador Carlos Magno de Souza contou que o nome foi dado pelo então presidente da província José Olinto Meira, que homenageou os natalenses voluntários na Guerra do Paraguai (1864-1870) e ao fato do lugar ser passagem importante, porta de entrada da cidade na época.

No final do século XIX, era um importante local de encontro e lazer na cidade, onde funcionava um porto e uma feira, que funcionava durante a noite. Os primeiros moradores estavam relacionadas à estas duas atividades e tinham o baixo poder aquisitivo.  O porto recebia mercadorias vindas de Macaíba e São Gonçalo do Amarante.  Além disso, a fonte de renda dos moradores era a pesca artesanal, graças ao rio.

passo da patria (4)

De acordo com Daline Souza, em sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os moradores escolheram esse lugar por ser próximo do centro da cidade. A feira funcionou até os anos 1920. Com a construção do mercado da Cidade Alta, a feira livre deixara de funcionar.

Porém, o local sempre foi visto como um lugar era tratado de forma pejorativa, devido às construções das casas irregulares, falta de saneamento e denominava como um território de promiscuidade. Entre a década de 70 e 89, houve um crescimento da região composta por pessoas vindas do interior do Rio Grande do Norte.

Você pode ler também:  Lugares para aprender em japonês em Natal

O local é conhecido, pela imprensa, por causa da violência devido ao tráfico de drogas na região.  Apesar desse “lado ruim”, o local é cheio de pequenos comércios e bares.  É conhecido por ficar o final do canal do Baldo.

Oficialmente, o poder público reconhece esta região por três favelas: Passo da Pátria, Areado e Pantanal. Não é reconhecido como bairro, mas um complexo de favelas. Tipo o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que é composto por diversas favelas.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí