Prédios que já tiveram diversas funções na história do Rio Grande do Norte

Compartilhe:

Os prédios antigos mostram que Natal passou por vários momentos, bons ou ruins. Algumas edificações ajudaram a construir diversas escolas, órgãos públicos e dentre outras instituições. Nós do Brechando listamos alguns patrimônios que já tiveram diversas funções. Confira:

IFRN Cidade Alta

image_preview
Foto: IFRN

O campus de Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) faz parte da história da Avenida Rio Branco. A instituição

foi fundado no ínicio do século XX, mais precisamente 1914.Na gestão de Alberto Maranhão, um antigo casarão da Avenida Rio Branco foi cedido para a criação da Escola de Aprendizes Artífices, que depois passou a ser nominada de Escola Industrial de Natal.

O prédio passou por diferentes reformas, entre as décadas de 20 e 30, encampadas pelo Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico, numa das quais ganhou o piso superior e a fachada que o caracteriza. Depois, a Escola Industrial se mudou para Morro Branco.

Nesse período foi concedida à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que instalou no local, entre outros órgãos, sua Televisão Universitária, ali funcionando de 1976 a 1995.

Casa do Estudante

(Foto: Ana Silva/Tribuna do Norte)
(Foto: Ana Silva/Tribuna do Norte)

A Casa do Estudante também é um prédio centenário que fica no final do bairro de Cidade Alta,  quase perto da Avenida do Contorno e próximo da Pedra do Rosário. É o local onde serve de moradia para vários estudantes vindos do interior do Rio Grande do Norte. Na janela do fundo consegue ver o rio Potengi e o Passo da Pátria. Apesar do sinal de abandono, o local já foi primeira sede do IFRN, Quartel da Polícia Militar,  o antigo Hospital da Caridade e foi um dos símbolos da Intentona Comunista.

Sede da OAB

Foto: Jurinews
Foto: Jurinews

O prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é bastante conhecido na cidade e fica dentro do Centro Histórico. O local que hoje reúne importantes advogados do Rio Grande do Norte foi sede da Assembleia Legislativa por muitos anos.

Campus da Facex no Centro da Cidade

(Foto: Junior Santos/TN)
(Foto: Junior Santos/TN)

Esta imagem era quando ainda funcionava o Colégio Imaculada da Conceição, CIC, que fechou as portas no ano de 2012, após 110 anos de funcionamento. Era o primeiro colégio de Natal e hoje a Universidade Facex aderiu ao prédio, que manteve a estrutura idêntica ao colégio e chamou o campus de Imaculada Conceição.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Breche Também

error: Content is protected !!