Outubro Rosa e 10 fatos sobre a prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa e 10 fatos sobre a prevenção do câncer de mama

Compartilhe:

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização contra o câncer de mama. A intenção é mostrar a importância de prevenir e diagnosticá-lo. O movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do cancro. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença.

Desde 2010, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) participa deste movimento, promovendo espaços de discussão, além de divulgar materiais informativos, trazendo qualidade para o debate, tanto para os profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Aqui confere uma lista de seis fatos sobre este dia e o câncer de mama.

1) O câncer também pode atingir os homens

wmX-640x426x4-5252bec62181ff3bd7c994ce9972b212b2fc7390de6ab

1% dos casos registrados sobre câncer de mama está relacionado aos homens. O eterno baterista do Kiss, Peter Criss, por exemplo, já teve este tipo de câncer, confira esta entrevista aqui.

2) É o segundo tipo de câncer mais frequente do mundo

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente nas mulheres de todo o mundo, seguido pelos cânceres de colo uterino, cólon e reto, pulmão e estômago. As mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse é um índice similar nos países desenvolvidos. É também uma das causas mais comuns de mortes por câncer em mulheres, mesmo não sendo o mais letal, em virtude da grande quantidade de casos.

De acordo com o INCA, são 25% novos casos a cada ano. Em 2013, mais de 14 mil mulheres morreram com esta doença.

3)Alimentação pode prevenir o câncer de mama

De acordo com a Liga Norte-riograndense contra o Câncer, evitar a obesidade e a prática regular de exercícios físicos é uma recomendação básica para quem quer prevenir contra o câncer. Quanto mais saudável, menos chances.

Você pode ler também:  Mulheres com câncer de mama ganham aula de pole dance neste sábado

4)Por falar na Liga Norte-riograndense, a unidade está cheia de atividades especiais

A organização é pioneira no tratamento contra o câncer no Nordeste e tem diversos hospitais no Rio Grande do Norte. Para o mês de outubro, eles estão realizando diversas atividades para ajudar as mulheres em combater a doença, como vendas de camisetas para o Outubro Rosa, cujo dinheiro arrecadado ajudará a continuidade das ações do grupo. Além disso, eles estão com bastante informativos dentro da fanpage da Liga, vale a pena ler.

5)Boca D’Água fez uma atividade especial para o outubro rosa

12038129_1086082538076077_5868701079813312481_n

A confeitaria Boca D’Água lançou uma iniciativa para o Outubro Rosa, eles lançaram um bolo de brigadeiro de Nesquik. Quem comprar este bolo na loja, que fica na Avenida Ayrton Senna, pode ajudar na campanha da Liga Contra o Câncer.

6) Órgãos estaduais também estão participando da campanha

outubrorosagoverno

A página do Facebook do Governo do Estado está apoiando o Outubro Rosa. Lá possui um link para que os usuários da rede social modifiquem a sua foto para apoiar a campanha. A fanpage pode ser acessada aqui.

7)Como prevenir o câncer de mama?

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque. De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

8)Nem todo caroço é maligno, pode ser nódulo

Às vezes pode ser pequenos nódulos, que pode causar sensibilidade ou dor na mama. Apesar disso, todas devem procurar um mastologista, independente da idade

Você pode ler também:  Alô, menina: vacinação contra HPV tem nos postos

9)Grupo Reviver faz diversas atividades relacionadas ao Outubro Rosa

12096258_681705701966666_3755596152613862611_n

O Grupo Reviver é uma iniciativa que tem a intenção de auxiliar na detecção precoce do câncer em mulheres com baixo nível de informações sobre a doença, inclusive custeando exames. Neste mês, a equipe vai estar em vários pontos da cidade, com uma unidade móvel, para ajudar mulheres na detecção do câncer de mama gratuitamente. Até esta sexta-feira (2), elas vão estar no estacionamento da Assembleia Legislativa, que fica na Praça Sete de Setembro, no bairro de Cidade Alta.

Mulheres dentro do estacionamento da ALRN (Foto: Grupo Reviver)
Mulheres dentro do estacionamento da ALRN (Foto: Grupo Reviver)

10)Tatuador natalense ajuda as mulheres recuperar autoestima

IMG_4906-750x400

A tatuagem, assim como outra qualquer obra de arte, pode fazer coisas que são consideradas impossíveis aos olhos da ciência.O tratamento costuma abalar a autoestima das pacientes, pois é preciso remover cirurgicamente parte ou totalmente os seios. Apesar de serem recuperados com próteses de silicone, porém muitas pessoas ficam sem o mamilo. Como fazer?

O tatuador potiguar Roberto Nascimento teve a ideia neste ano de fazer um projeto de recuperar as mamas. Para saber mais detalhes, acesse esta matéria do blog O Chaplin.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí