O que foi este prédio no meio da Avenida Salgado Filho?

Compartilhe:

Este prédio funcionou por muitos anos a fábrica Simas, que elabora as balas da Sam’s. Mesmo não estando mais lá, o local ainda serve como ponto de referência dos natalenses que tentam deslocar na Avenida Salgado Filho, que fica em frente a Casa da Indústria. Um dos destaques é o mural pintado na entrada do prédio, feito pelo artista potiguar Aécio Emerenciano. A unidade fabril foi instalada no local em 1968, quando a indústria duplicou a sua produção e mudou do bairro da Ribeira para um local maior.

Alguns moradores mais antigos diziam que o cheiro de doces e de outras guloseimas era bastante forte. Fazendo com que muitos natalenses ficassem salivando pelos pirulitos, balas e chicletes que eram produzidos.

Naquela região era bastante comum ter indústrias, pois ficava numa área bastante isolada da cidade.

Fábrica na década de 60
Fábrica na década de 60 (Foto: Natal Como Te Amo/Facebook)

A área tem mais de 14 mil metros quadrados e a transferência da fábrica fez com que a companhia virasse uma sociedade anônima.  A história da Simas Industrial de Alimentos começou em 1946. Quando os irmãos Orlando Gadelha Simas e José Gadelha Simas compraram a fábrica de balas São João, em Natal, fizeram algumas adaptações e iniciaram a produção artesanal de balas e caramelos.  Orlando faleceu aos 91 anos de idade, no dia 7 de outubro de 2007.  Na década de 1950 a indústria passou a ser mecanizada, o que permitiu a produção em larga escala e o crescimento da empresa.

Com a expansão de Natal e o local nas redondezas se transformasse em área residencial, levantando diversos questionamentos sobre a poluição, a fábrica teve que ser transferida para o Distrito de Macaíba em 2002, onde funciona até hoje. O espaço é o dobro da unidade fabril na capital potiguar.

Mesmo com a fábrica fechada, a loja que vendia os produtos funcionou durante muito tempo até ser fechada completamente em meados dos anos 2000.


Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Breche Também

error: Content is protected !!