O que é esta casa branca na Cidade Alta?

O que é esta casa branca na Cidade Alta?

Compartilhe:

Esta casa serviu de morada para o ex-presidente João Fernandes Café Filho. Ele foi o único presidente vindo do estado do Rio Grande do Norte e o primeiro protestante. Por muito tempo, ele morou nesta residência, que após a sua morte serviu de museu para contar um pouco de sua história. Entretanto, o casarão está fechado desde 2009 aguardando uma reforma.

Foi construída entre 1816 e 1820 por José Alexandre de Melo e a primeira construção assobradada de propriedade particular em Natal. A residência também é chamada de “Véu de Noiva” por conta de seu declive acentuado

Já foi a sede do Sindicato dos Trabalhadores e da Banda de Música. Adquirido pelo Governo do Estado em 1960, foi tombado e restaurado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, passando a abrigar o Museu de Arte e História do Rio Grande do Norte, de 1965 a 1978.

No dia 12 de março de 1979 passou a sediar o Museu Casa Café Filho, nove anos após a sua morte, justificando sua relação histórica com o patrono. Neste sobrado, Café Filho fez militância política.  A residência tem dois pavimentos, sendo que no térreo é composto pela biblioteca, sala de condecorações e biblioteca. No primeiro andar possui uma sala de exposição e um quarto.

Você pode ler também:  Sabia que Café Filho jogou no Alecrim ?
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí