Sobre Cidade da Esperança: primeiro conjunto habitacional da cidade

Sobre Cidade da Esperança: primeiro conjunto habitacional da cidade

Compartilhe:

Cidade da Esperança é um bairro localizado na zona Oeste da cidade. Inicialmente foi conhecido como conjunto habitacional, o primeiro instalado na capital potiguar no final da década de 1960. A criação do conjunto foi realizado inicialmente pelo governo de Aluízio Alves, através da Fundação de Habitação Popular. Na época, este programa era pioneiro na América Latina.

Reza a lenda que o nome do conjunto se refere à Brasília, que era conhecida como a “Capital da Esperança”.

cidadedaesperança
Vista aérea do conjunto habitacional

A necessidade de criar um conjunto habitacional se deu devido à forte imigração para Natal no início da década de 1960, causando uma forte pressão demográfica. O terreno ficava numa parte não aproveitada do antigo leprosário.

Sua construção durou de 1964 a 1966 e contou com recursos financeiros tanto do governo do estado do Rio Grande do Norte quanto com dinheiro dos Estados Unidos, através da Aliança para o Progresso. Só transformou em bairro no ano de 1993.

Através deste conjunto habitacional, Alves procurou evidenciar que aquela era uma obra de seu governo, de seu esforço e de seu irmão. Com isso, ele procurava dar a entender que o povo sonhava com casas populares, de pagamento facilitado e que ele, Aluízio, percebendo isso, realizou o desejo do povo. Dessa forma,o povo aparecia como passivo, como aquele que desejava, mas que não conseguia as tais casas.

Além das 560 casas, também foi construído um mercado e uma escola pública, chamada Raimundo Soares, que existe até hoje. Ao longo dos anos, o conjunto habitacional cresceu e várias pessoas vindas do interior do Rio Grande do Norte migraram para o bairro na esperança de ter um futuro melhor.

Você pode ler também:  Professor da UFRN ganha o “Grande Otelo” do Cinema Brasileiro

Hoje, o local tem mais de 30 mil moradores, conta com diversos estabelecimentos comerciais, postos de saúde, uma rodoviária, igrejas, praças e dentre outras coisas. Confira esta reportagem elaborada pela TV Ponta Negra em meados dos anos 2000.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí