Sobre como é o Solar Bela Vista: nosso Taj Mahal

Sobre como é o Solar Bela Vista: nosso Taj Mahal

Compartilhe:

O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, na Índia, sendo o mais conhecido dos monumentos do país. Foi a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Alcorão. É incrustado com pedras semipreciosas, além de haver duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

O imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal. Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

Nós temos o nosso Taj Mahal, só que com menos firulas que o prédio indiano. O Solar Bela Vista é um palacete residencial localizado em Natal, Rio Grande do Norte e foi construído em 1907, em estilo neoclássico, pelo então coronel Aureliano Medeiros, rico fazendeiro de plantação de algodão.

image

Os materiais foram trazidos de diversos países da Europa, assim como toda a mobília da casa. O casarão fica no centro do terreno, com jardins em volta. Tinha capela particular, para a missa dos domingos. Era assobradado e seu porão era habitável. No acabamento, a madeira foi usada amplamente em portas e janelas, mas também no piso e no forro de todos os cômodos.

Os traços geométricos da construção se repetem nos jardins, onde mangueiras, sapotizeiros e coqueiros cobriam de sombra o solar. Qual a relação com o Taj Mahal?

As constantes viagens do coronel deixavam sua linda esposa muito triste. Apaixonado, resolveu construir uma casa confortável no topo da cidade alta voltada para o rio Potengi. O lugar já foi um hotel luxuoso para poucos. Seu salão de festas foi testemunha de grandes festas desde a Segunda Guerra Mundial, quando a cidade foi base militar norte-americana.

Você pode ler também:  Burburinho Festival de Artes trouxe atividades em família no Aeroclube

image

Em 1948, Sinval Duarte Pereira, comprou a casa, deu-lhe o nome com que ficaria conhecido até os dias de hoje, ao inaugurar o Hotel Bela Vista. Com o fechamento do hotel, o palacete ficou muito tempo abandonado e a construção se deteriorou bastante, chegando a funcionar como cortiço, onde se abrigaram dezenas de pessoas. A casa foi restaurada na década de 80.

Atualmente é administrado pelo SESI e funciona como centro cultural e também abriga a Agência Cultural. Tem auditório para palestras, espaço para exposições e em suas salas são administradas aulas de música, artes plásticas e oficinas de artesanato.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí