Significado do nome potiguar e nossa relação com camarão

Significado do nome potiguar e nossa relação com camarão

Compartilhe:

A relação entre potiguar e camarão já é bem antiga. Nós temos vários restaurantes que usam o crustáceo como prato principal. Sabia que nós temos muitos viveiros desse bichinho espalhados nas principais lagoas e praias do Rio Grande do Norte? Não?  E que a relação com a palavra potiguar tem a ver com isso?

Quem nasce no Rio Grande do Norte tem o gentílico de Norte-riograndense, porém muitos chamam os nascidos desta terra como Potiguar, que era nome de uma antiga tribo de índio existente na parte litorânea do estado e também da Paraíba. Eles falavam a língua tupi.

Tanto que o nome potiguar quer dizer “comedor de camarão”. A palavra Poti significa “camarão”. Vários descendentes da tribo dos potiguares adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Filipe Camarão, e sua esposa, Clara Camarão.

Você pode ler também:  Festival de rock no interior do RN pede ajuda aos fãs

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí