Quem é o Augusto Severo? Por que ele foi nome de aeroporto?

Compartilhe:

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi um político, jornalista, inventor e aeronauta brasileiro. Os seus últimos sobrenomes mostram que foi dessedente de Jerônimo de Albuquerque Maranhão, um dos fundadores da cidade do Natal.

Realizou seus estudos primários, em Macaíba, e os secundários no Colégio Abílio César Borges, em Salvador (BA). Em 1880, viajou para o Rio de Janeiro com a finalidade de estudar engenharia na Escola Politécnica.

Influenciado pelos trabalhos de aerostação, ele apresentou um projeto de dirigível ao Instituto Politécnico Brasileiro. Depois, ele casou, teve cinco filhos e virou comerciante. Também escrevia artigos para o jornal A República.

Em 1892, ele entrou na política e foi eleito deputado. Defendeu projetos relativos ao saneamento público, assistência à infância, e proteção aos operários dos arsenais. No mesmo ano, ele começou a desenvolver projetos relacionados à aerostação.

Ele mandou fazer na Europa um aeróstato dirigível de sua invenção que incorporava as ideias que havia desenvolvido anteriormente. A esse aeróstato deu o nome de Bartholomeu de Gusmão, em homenagem ao inventor brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão.

O balão, com dois mil metros cúbicos, chegou ao Brasil no ano seguinte. Só em 1894 o Bartholomeu de Gusmão realizou as primeiras ascensões ainda como balão cativo e mostrou-se estável e equilibrado, demonstrando que a concepção proposta por Severo era adequada para o voo.

Em 27 de julho de 1899, no Rio de Janeiro, Severo patenteou um novo balão dirigível, o Pax. Severo introduziu uma grande quantidade de inovações para este dirigível: abandonou o leme de direção e introduziu ao todo sete hélices: uma na popa, outra na proa, outra na barquinha e quatro laterais. Manteve a sua ideia de se fazer uma aeronave integrando a quilha que levava os tripulantes e o grupo motor ao balão. Pretendia usar motores elétricos, mas a falta de recursos e de tempo fez com que ele optasse por dois motores a petróleo.

Os ensaios foram realizados nos dias 4 e 7 de maio de 1902. No dia 12 de maio de 1902, tendo como mecânico de bordo o francês Georges Saché, o Pax saiu da estação de Vaugirard, Paris, na França. Elevou-se rapidamente atingindo cerca de 400 metros. Realizou diversas evoluções que mostraram aos inúmeros espectadores que as ideias de Severo estavam corretas.

O dirigível Pax
O dirigível Pax

Cerca de dez minutos após o início do voo, o Pax explodiu violentamente, projetando os dois tripulantes para o solo. Severo e Saché morreram na queda. Os restos do dirigível caíram na Avenida du Maine, Paris, diante de uma grande multidão que seguia com interesse a demonstração.

Severo devido ao seu pioneirismo teve seu nome no antigo aeroporto de Natal, que foi desativado no ano passado. Além disso, uma estátua com sua imagem está instalada próximo ao Teatro Alberto Maranhão. Ele também foi homenageado em Paris, local onde foi morto.

Duas ruas próximas ao local do acidente foram nomeadas Rue Severo e Rue Georges Saché, em homenagem aos aeronautas acidentados.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Breche Também

error: Content is protected !!