O que Presidente Quaresma, Amintas Barros e Antonio Basílio têm em comum?

Compartilhe:

Todos os dias ficamos perguntando: “Por que a Prefeitura colocou este nome na rua? Quem foi esta pessoa? O que ele contribuiu para o Rio Grande do Norte?”. Apesar da história do estado não ter uma ampla divulgação, algumas dessas pessoas direta ou indiretamente fazem parte da história do estado com formato de elefante.

Durante o período imperial, não havia estados, mas províncias. Quem lhes lideravam eram os presidentes de províncias. Algumas dessas ruas e avenidas de Natal possuem o nome de presidentes de província, como a Presidente Quaresma, Amintas Barros, e Antônio Basílio são em homenagens a estas pessoas que governaram a então província entre as gestões de Dom Pedro I e Dom Pedro II ?

Aqui a história deles a partir das ruas que são homenageados

Avenida Antônio Basílio 

Uma das ruas mais movimentadas de Natal, que liga os bairros de Morro Branco, Lagoa Nova e termina no Bom Pastor. É uma homenagem ao presidente de província que é natural do município de São José de Mipibu. O nome dele completo é Antônio Basílio Ribeiro Dantas, nasceu em 13 de junho de 1823. Começou a sua vida política ao lado do seu pai (também chamado de Antônio Basílio). Era membro do Partido Liberal no Rio Grande do Norte.

Foto: Tribuna do Norte
Foto: Tribuna do Norte

Foi presidente da província do Rio Grande do Norte, de 25 de abril a 13 de maio de 1867, de 6 de agosto a 19 de agosto de 1868, de 21 de julho a 22 de agosto de 1883, de 19 de julho a 30 de setembro de 1884, de 11 de julho a 22 de setembro de 1885, de 18 de junho a 12 de julho de 1889 e de 23 de outubro a 17 de novembro de 1889. Depois de sua última gestão na província, o país vira uma República e Pedro Velho se torna o primeiro governador. Após o fim da monarquia, ele se isolou da vida política e faleceu em 1895.

Você pode ler também:  Então é Natal: Começa a colocar a iluminação natalina

Avenida Amintas Barros

Uma das paralelas mais conhecidas de Natal também é nome de ex-governante. Francisco Amintas da Costa Barros nasceu em Aracati (município do Ceará) e sua família também possui tradições políticas, pois o seu tio foi presidente da Província do Ceará. Se formou em ciências jurídicas pela Faculdade de Direito de Recife, em 1863.

Foto: Panoramio
Foto: Panoramio

Foi o primeiro juiz da comarca de Pau dos Ferros, de 1875 a 1885. Foi 1º vice-presidente da província do Rio Grande do Norte, nomeado em 1887, tendo assumido a presidência interinamente por duas vezes, de 10 de agosto a 14 de outubro de 1888 e de 15 de junho a 18 de junho de 1889. Já na república assumiu a presidência do estado de 2 de março a 13 de junho de 1891.

Avenida Presidente Quaresma

43773859

Tradicional via do Alecrim é nome de um presidente província, conhecido por ter deixado algumas medidas que até hoje são conhecidas no Rio Grande do Norte.

Pernambucano, o nome dele completo é Basílio Quaresma Torreão, nascido no dia 18 de abril de 1879. Foi o sexto Presidente da Província do Rio Grande do Norte, nomeado através da Carta Imperial de 11 de maio de 1833, tomou posse em 31 de julho de 1833 e governou até 11 de maio de 1836.

Foi um dos grandes contribuintes da Maçonaria. Fundou o Atheneu Norte-rio-grandense e o Corpo Policial, atual Polícia Militar. Também atuou como deputado federal e faleceu no Rio de Janeiro. Além disso, ele foi presidente de província da Paraíba.

Bônus

Existem outras ruas e avenidas da cidade que recebem nomes de ex-presidentes de província, como a Avenida Olinto Meira e Rua Presidente Bandeira, no Alecrim, e a Rua Raposo Câmara, no bairro de Candelária.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí