O que aconteceu com o açude Gargalheiras?

O que aconteceu com o açude Gargalheiras?

Compartilhe:

O açude Gargalheiras está localizado no município de Acari, conhecida como a cidade mais limpa do Brasil e a distância com a capital potiguar é 210 quilômetros. Foi inaugurado em 1959 e tem a capacidade de 40 milhões de metros cúbicos. Localiza-se na bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu.

A parede do açude serve como equipamento turístico; principalmente no período de cheia. Foi eleito uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte em 2007.

Este rio possui dois nomes, pois o mesmo está localizado na Paraíba e Rio Grande do Norte. Na Paraíba é conhecido como Rio Piranhas e no RN é conhecido pelo outro nome. Apresenta a maior bacia hidrográfica do estado do Rio Grande do Norte, ocupando uma superfície de 17.500 km², correspondendo a 32,8 % do território estadual, onde são encontrados 1.112 açudes.

Devido à seca que acontece na maioria dos municípios do Rio Grande do Norte houve um problema com o abastecimento na maioria dos açudes do estado.

Recentemente, o jornalista Romeu Dantas, natural de Acari, registrou como o açude Gargalheiras se encontra atualmente. O local está totalmente seco, já mostrando o chão rachado de barro. Algo que era comum ficar bastante cheio d’água está sentindo os resultados da seca.

Açude Gargalheiras sem nenhuma gota d'água
Açude Gargalheiras sem nenhuma gota d’água

Há uma semana, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendeu o abastecimento de água nas cidades de Acari e Currais Novos, municípios que são abastecidos pelo açude. Dentre as medidas estão o racionamento de água. Em outubro de 2014, açude Gargalheiras estava com apenas 6% do volume total.

A companhia identificou três poços que poderão fazer o abastecimento da cidade e outros dois serão perfurados. Em virtude de água ser salgada, será preciso instalar dessalinizadores. A Caern informou que vai adquirir estes equipamentos. Contudo, em razão da situação emergencial, a água será bombeada nos próximos dias para que a população utilize apenas para fins domésticos.

Você pode ler também:  Temos castelos no Rio Grande do Norte

Com a suspensão no abastecimento d’água em Acari e Currais Novos, sobe para 11 a quantidade de municípios potiguares em situação de colapso.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí