Como aproveitar um cinema antigo numa bacana livraria

Compartilhe:

Que tal construir uma livraria sobre um cinema abandonado? Esta foi a ideia da Livraria Cultura quando inaugurou uma unidade dentro do abandonado Cine Vitória, na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Em Natal esta ideia daria certo, caso os cinemas abandonados da cidade não tivessem transformados em igrejas evangélicas.

O cinema foi inaugurado em 12 de agosto de 1942 e fazia parte do grupo Severiano Ribeiro. Inicialmente era conhecido por exibir grandes filmes da época. Fica no edifício Rivoli, construído em 1939 e estilo arquitetônico em art deco.

Ao longo do tempo, o espaço entrou em decadência e ficou conhecido apenas por exibir filmes pornográficos (prática muito comum nos antigos cinemas espalhados nos centros das principais cidades brasileiras). Em meados da década de 80, o grupo tentou tirar essa “imagem” e investiu, fracassadamente, em equipamentos bastante modernos.

O local ficou abandonado por muitos anos e a Livraria Cultura resolveu revitalizar o espaço. Foi inaugurada em 2012 e esta é a segunda maior loja da empresa no Rio de Janeiro. Eles mantiveram toda a estrutura original do que já foi o Cine Vitória, com direito a lustres, mármores e quadros.

Foi um grande acerto da empresa em manter algo que tudo já fez parte da história carioca.

O espaço é dividido em diversos pavimentos. Além dos livros, nós podemos encontrar vitrolas, jogos de tabuleiro, vinis, artigos geeks, lanchonete, teatro e uma sala de exibição de filmes.

O álbum de fotos pode ser conferido a seguir:

Este slideshow necessita de JavaScript.


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Breche Também

error: Content is protected !!