9 informações sobre a Praça Cívica/Praça Pedro Velho

9 informações sobre a Praça Cívica/Praça Pedro Velho

Compartilhe:

A Praça Pedro Velho está localizada no bairro de Petrópolis, próximo da Cidade Alta. Pouco se sabe sobre a história, porém os primeiros registros datam da construção em 1924. Foi inaugurada no dia 24 de outubro de 1937 pelo então prefeito Gentil Ferreira. É uma das praças mais importantes e conhecidas de Natal, além de ter registrados diversas mudanças na cidade ao longo do tempo. A seguir, nove fatos sobre o lugar:

1) Acontece os desfiles de 7 de setembro

Desfile-7SET2013_FotoEliasMedeiros20--e1378575787332

Nesta segunda-feira (7) é feriado em todo o Brasil por conta das comemorações relacionadas à independência do país. Aqui em Natal, por exemplo, os desfiles sempre acontecem na Praça Cívica. Por isso, a Praça Pedro Velho recebe é conhecida por este nome.

2) As primeiras edições do Carnatal foram na Praça Cívica

files_42841_tn_2012120621265502d0

Neste ano, o carnaval completa 25 anos edição. Faz anos que eles fazem a festa com os trios elétricos no bairro de Lagoa Nova, próximo ao Centro Administrativo do Rio Grande do Norte. Mas você sabia que a primeira edição aconteceu na Praça? Por conta do crescimento dos trios elétricos e de gente frequentando, a organização teve que mudar de local. Veja como era o evento antigamente, os abadás pareciam umas camisolas:

http://www.youtube.com/watch?v=BY5T1UEDUJ0

3) Formou os bairros de Petrópolis e Tirol

A construção da praça estimulou que as antigas chácaras e sítios que ficavam próximas daquela região fossem substituídas por belos e enormes casarões de políticos, empresários e gente que compõe a elite potiguar, surgindo os bairros de Tirol e Petrópolis.

4) Quem é Pedro Velho?

Pedro_Velho_de_Albuquerque_Maranhão

Pedro Velho de Albuquerque Maranhão foi quem proclamou a república no Rio Grande do Norte, sendo o seu primeiro governador. velho era médico e foi fundador do jornal “A República”. Um busto com a imagem de Pedro Velho está instalado no centro da praça.

Você pode ler também:  Conhece o sebo Desapego, não? Deveria conhecer

5) Praça passou por diversas reestruturações

Foi projetada para para ter quatro quarteirões, porém, em 1929, o “Plano Geral de Systematização da Cidade do Natal” reduziu-a para dois quarteirões. Inicialmente havia coretos, quadra de esportes, tanques com tartarugas e peixes que podiam ser pescados e uma ciclovia. Porém, com as diversas reformas, esses equipamentos foram retirados.

A praça ficou como é hoje em 2004, quando foram trocados o piso, foram instaladas rampas para deficientes, os canteiros foram nivelados e foi construído um chafariz. Foram melhoradas a iluminação e a jardinagem.

6) Local de paquera

Com a instalação da praça junto com a falta de opções de lazer, muitos jovens de Natal compareciam a praça para conversar e conhecer novas pessoas (alguns chegaram até casar).

7) Bar Avião

Quando a praça foi inaugurada, um restaurante foi instalado. O nome era Bar Avião em formato parecido com uma aeronave. O local foi demolido para a construção do Palácio dos Esportes, assim como as quadras existentes.

8) Palácio dos Esportes

O Palácio dos Esportes foi inaugurado no ano de 1964, pelo prefeito Djalma Maranhão. O local foi espaço para competições de vôlei ou basquete, e shows. Muitos natalenses, quando eram estudantes, torciam pela escola querida nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs). O ginásio está passando por uma reforma há algum tempo.

9) Estudantes são os maiores frequentadores da praça

Perto da Pedro Velho se encontra duas grandes escolas estaduais da cidade. Uma é a Anísio Teixeira e a Felipe Guerra, que é um centro de jovens e adultos que voltam a estudar após o tempo afastado. A Escola Felipe Guerra funcionou por muito tempo a residência do governador do Estado.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí