Saiba um pouco mais sobre o Centro Administrativo do Rio Grande do Norte

Saiba um pouco mais sobre o Centro Administrativo do Rio Grande do Norte

Compartilhe:

O Centro Administrativo do Rio Grande do Norte fica numa área verde que liga os bairros de Lagoa Nova e Candelária.  A intenção do local era centralizar o Poder Executivo Estadual em um mesmo lugar. O local tem 11 prédios construídos de forma igual, com a mesma estrutura, abriga as principais secretarias estaduais e possui uma agência bancária do Banco do Brasil.

Foi construído e inaugurado durante a gestão de Cortez Pereira, governador do RN entre 1971 e 1975.   Antigamente, a sede do Governo do Estado ficava no Palácio Potengi, no bairro de Cidade Alta. Desde o ano de 1995, a Governadoria fica no Centro Administrativo, localizada em frente a praça onde é instalada a bandeira do Rio Grande do Norte.

centro administrativo  (4)
Governadoria fica a sede do Governo do RN

Além disso, possui diversas árvores nativas da Mata Atlântica e abriga alguns pássaros, uma das poucas áreas verdes existentes na cidade.  Ainda é adequado para quem quiser realizar um cooper e tem um campo de futebol.

Já teve uma creche onde muitos funcionários públicos deixavam seus filhos estudando. Com a construção do estádio Arena das Dunas, a entrada que dava acesso ao lado do Machadão teve que ser derrubada, juntamente com a escola, que foi municipalizada e transferida para o alto da Candelária.

Muitos confundem o Centro Administrativo com o Papódramo, prédio construído para que o papa João Paulo II ficasse durante a sua visita ao Rio Grande do Norte no ano de 1991. O prédio já foi usado para realização de shows, como o do Legião Urbana, e atualmente parte da estrutura serve para o funcionamento do restaurante “Barriga Cheia”, cuja bandeja custa 1 real.

centro administrativo  (2)
Papódramo funciona o Barriga Cheia

Inicialmente, os prédios do Centro Administrativo seriam derrubados para a construção de hotéis para receber os turistas durante a Copa do Mundo, porém a ideia foi modificada.

Você pode ler também:  Mossoroense vence prêmio por seu cimento ecológico

Sabia que o local é administrado por um prefeito? Sim, o Centro Administrativo tem um prefeito.

Um dos prédios mais recentes construídos foi a Escola do Governo, inaugurado em 2013 e fornece cursos de capacitações à comunidade e funcionários públicos. Além disso, o espaço também serve para realização de palestras e eventos oficiais do Governo.

Confira mais fotos a seguir:

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí