Rolés na Ribeira: Registros da balada no bairro mais antigo de Natal

Compartilhe:

Ribeira é um bairro histórico da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. É dividido em duas áreas, a parte histórica e o Alto da Ribeira (que fica na parte mais elevada do bairro).

Ribeira é conhecido pelas festas noturnas (Fotos: Lara Paiva)
Ribeira é conhecido pelas festas noturnas (Fotos: Lara Paiva)

De acordo com o Câmara Cascudo, Ribeira recebe este nome porque o local onde atualmente fica praça Augusto Severo era uma campina alagada pelas marés do Potengi. As águas lavavam os pés dos morros. Onde está o Teatro Alberto Maranhão, tomava-se banho salgado em fins do século XIX. O português julgava estar vendo uma ribeira. O terreno era quase todo ensopado, pantanoso, enlodado. Apenas alguns trechos ficavam a descoberto nas marés altas de janeiro.

Uma das curiosidades é que o bairro tem um dos prédios mais altos da cidade, como o edifício Mirante João Olímpio Filho. O bairro também abriga tradicionalmente dezenas de repartições públicas, notadamente a sede estadual da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Norte (Datanorte), Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern), Juizado Especial Cível, Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e dentre outros.

As pessoas também lembram das festas da Rua Chile, uma das vias mais conhecidas do bairro e fica perto do Porto de Natal. Ela já foi chamada de Rua da Alfândega e Rua do Comércio. Foi uma das principais ruas do bairro, no século XIX, quando estava repleta de armazéns que estocavam algodão, açúcar e peixe, entre outros produtos que chegavam e partiam pelo porto. Suas casas e prédios pertencem à Zona de Preservação Histórica.

Você pode ler também:  Francinete, a telefonista do orelhão de Mossoró

ribeira_natal (1)

Atualmente, a Rua Chile tem diversas boates e casas de shows. O mais antigo é o Dosol, que virou bar, casa de shows, produtora e, principalmente,  organizadora de um dos maiores festivais de música da cidade: festival dosol.

Também tem o Armazém, onde ocorre diversos shows de banda de heavy metal. O “filho mais novo” é o Ateliê, que saiu recentemente da Avenida Duque de Caxias.

As festas são sempre bastante animadas, com muita cerveja, biritas,  fumadas, música, beijos, amizade e coisas boas que compõem uma boa festa nas principais cidades brasileiras.

A seguir algumas fotos dos rolés no bairro da Ribeira:

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí