Por que não pode subir mais no Morro do Careca?

Por que não pode subir mais no Morro do Careca?

Compartilhe:

O Morro do Careca é uma duna de 107 metros e um dos principais cartões postais de Natal. Antigamente, uma das coisas que os turistas e natalenses adoravam fazer era subir no morro. Na parte de cima, conseguia ter uma ampla vista da cidade e da praia. Entretanto, o local se tornou uma área de preservação ambiental, em 1997, através de uma ação civil pública.

Não podemos mais fazer isso
Não podemos mais fazer isso

Antigamente, a Prefeitura até colocava iluminação natalina por cima do morro, conforme esta imagem a seguir:

morrocareca02

Uma proteção foi adicionada à época para evitar que a areia descesse até a praia e o morro diminuísse, desconfigurando o cenário tradicional. Em março deste ano, porém, com as fortes chuvas, a proteção que impede a subida caiu, deixando o morro exposto.

No início do mês de junho, o Instituto do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Idema) ficou responsável pela instalação de uma nova estrutura para impedir que as pessoas subam o morro. A obra foi realizada durante as madrugadas em função da baixa maré. Para evitar danos comumente causados pela erosão, cabos de aço serão colocados na cerca. A cerca já foi instalada.

11940127_951311464936663_48735915_n
Nova cerca foi adicionada (Foto: Lara Paiva)

A justificativa para que a subida fosse proibida foi a destruição da vegetação que protegia o morro, fazendo com que a duna fosse diminuída com o passar dos anos. A Polícia Ambiental fiscaliza a área para que as pessoas subam, porém sempre tem algum ousado.

A foto a seguir mostra os turistas americanos, durante a Copa do Mundo em Natal, conseguiu subir o morro na surdina, deixando muita gente irritada com a situação.

10478317_1496734037222478_272311273_n

Tem um vídeo de turistas subindo tranquilamente no morro e com medo da polícia lhes pegar.

Se observar as fotos antigas da cidade, o Morro do Careca era até “cabeludo”. Com a retirada da vegetação natural, o morro ficou do jeito que a gente conhece.

Você pode ler também:  Nelson Rodrigues neobarroco? Diz pesquisa da UFRN
Morro em 1938, veja como era cabeludo
Morro em 1938, veja como era cabeludo

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí