O que está por trás do portão no calçadão da Av. Engenheiro Roberto Freire?

Compartilhe:

Atrás deste portão está a finada pista de aeromodelismo, no qual o Exército cedeu uma parte do terreno do Parque das Dunas, que fica na Avenida Engenheiro Roberto Freire, no bairro de Capim Macio, para realização destas atividades. O que antigamente era a “casa” de aviões e espaçonaves em miniatura, virou casa dos gatos abandonados pelos natalenses.

A famosa pista fechou as suas portas em 2012 por causa de uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Idema) alegando que pista causou danos no vestígio de Mata Atlântica existente. Durante as vistorias foram constatadas infrações ambientais, como desmatamento, e a partir desse momento uma intervenção mais severa foi feita.

A pista foi transferida em uma fazenda de um dos sócios da União Norteriograndense de Aero e Helimodelismo (UNAH), situada na região de Macaíba. Em entrevista ao então Diário de Natal, a equipe da UNAH negOu que os praticantes de aeromodelismo foram responsáveis pela degradação ambiental constatada, o problema em questão aconteceu devido a construção de uma pista de automobilismo feita pelos praticantes dessa modalidade.

O Ministério Público Federal, na época, recomendou ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) que tomasse medidas para adequação do Parque das Dunas, principalmente na área em que fica a pista de aeromodelismo. A melhor opção encontrada foi a saída de todos que usavam aquela região. A negociação foi de forma amigável.

“Brechando” a abandonada pista, você ver que algumas coisas ainda estão intactas, apesar de quase três anos fechada. Aos poucos, o concreto cinza está sendo trocado pelo verde.

Pista de aeromodelismo está dessa forma
Pista de aeromodelismo está dessa forma atualmente
O que é Aeromodelismo

Aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida de aeronaves e espaçonaves. Existem várias categorias de aeromodelismo: voo circular controlado (no qual o aeromodelo fica ligado por meio de cabos), rádio (manuseado a partir de radiofrequência) e livre (sem interferência do aeromodelista, podendo ser usado com motor, elástico ou propulsão própria).


Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Breche Também

error: Content is protected !!