O que é Lomografia: Como fazer

Compartilhe:
Isto foi feito numa câmera analógica (Fotos: Lara Paiva)
Isto foi feito numa câmera analógica (Fotos: Lara Paiva)

Sempre fui defensora da lomografia, algo que aprendi durante a faculdade, e ajudou a ressuscitar as câmeras analógicas, que funcionam apenas no filme.

Já falei disso n’O Chaplin. A lomografia, ou Lomography, pode ser definida como uma sociedade de amantes das câmeras de filmes, além de também ser um dos estimuladores para que as pessoas “desobedecerem”  as lições das aulas de fotografia.

Tirar foto com pessoas num enquadramento fora do convencional não é errado e pode ser reaproveitado como arte. Eles também estimulam as pessoas a tirarem fotos utilizando o verso do filme, deixando as fotos avermelhadas e lindas. Brincar com o flash usando gelatina e deixando as fotos coloridas também é uma tendência.

Alguns colocam filmes na máquina com a sensibilidade em relação à luz (ISO) acima do que é permitido. Isso faz com que as fotografias, propositalmente, tenham cores saturadas. Ousar e experimentar com as analógicas é o lema do movimento. Por isso fico com raiva, quando chamam as câmeras analógicas vendidas pelo grupo Lomography de câmeras lomográficas.

000078080017

A lomografia, que surgiu em 1994, quando um grupo de austríacos viajaram para a República Tcheca, mais precisamente Praga. Durante a viagem, eles encontraram uma máquina fotográfica russa da Lomo, que era uma empresa estatal que produzia máquinas fotográficas, microscópios e outros equipamentos óticos. Então, nasce o grupo Lomography, que é praticamente uma sociedade amantes das analógicas.

000078110011Assim, surgiu o interesse em comercializar o produto. Um dia eles descobriram que a empresa Lomo estava falida e compraram a fábrica. Agora, somente a Lomography que produz a Lomo e também comercializam reproduções de câmeras chinesas, como a Diana, que foi sucesso na década de 60. Eles também fabricam filmes. A maioria dos produtos utilizados nessas máquinas são plásticos e de materiais sensíveis.

Você pode ler também:  Ei, as variantes do Covid-19 estão em Natal, se cuide!

O site da sociedade tem fóruns e tutoriais, que pode ser visto neste link, para ensinar diversos enquadramentos, formas de brincar com o filme, uso do flash, dentre outras coisas. Eles também têm lojas físicas espalhadas pelo mundo. No Brasil, tinha duas lojas que fecharam, hoje as maquinas são vendidas na Imaginarium (Midway e Natal Shopping. Cuidado, as vendedoras não sabem falar sobre o produto e vão dizer que são câmeras bonitinhas) ou na Marinho Store.

Aqui no final tem algumas fotos que tirei usando as analógicas, venha se divertir com a fotografia. Lugares bons para fazer foto: praias, parques (Cidade da Criança, Parque das Dunas, e Bosque das Mangueiras), Praças (André de Albuquerque, recomendo), estradas e dentre outras coisas:

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí