Grafite: Urban art através dos muros

Grafite: Urban art através dos muros

Compartilhe:

Aquelas pinturas conhecidas nas paredes da rua se chama Grafite, é uma inscrição de um desenho em muros, viadutos, pilares, etc. Antigamente, a manifestação artística estava relacionada com o vandalismo, hoje está inclusa no movimento de arte urbana. Em Natal, por exemplo, é visível ver alguns grafites nos muros das principais avenidas. Um dos cantos mais conhecidos pelos muros grafitados é o setor de aulas II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em Natal, um dos artistas que fazem esta arte é Pedro Ivo, de 28 anos, que trabalha com o grafite desde 2007. O artista plástico também trabalha com outras formas de manifestações artísticas, como quadros, tatuagens, muralismo, desenhos comerciais e dentre outros. Além de Natal, ele também já fez obras em outros lugares do Brasil, como um muro na Divinéia, região periférica de São Luís, capital do Maranhão.

Ao ser questionado se as pessoas estão valorizando cada vez mais o trabalho do grafite, ele prontamente respondeu: “No momento cabe ao artista se dar ao valor com qualidade, mas as pessoas se dividem quanto valorizar, algo que vem das ruas”.

Um dos grafites feitos por Pedro Ivo (Foto: Facebook)
Um dos grafites feitos por Pedro Ivo (Foto: Facebook)

Ele contou que uma das dificuldades em realizar o grafite é a falta de valorização vinda das autoridades públicas. Recentemente, ele, com a ajuda de alguns colegas, grafitou uma das paredes da Cidade da Criança, que foi reinaugurada em outubro do ano passado.”Só ganhamos geralmente 3 latas de ajuda”, comentou.

Na visão de Pedro Ivo, a sua arte expresso mostra o ser humano. Além do Grafite, ele também faz pinturas com o stencil, que consiste numa técnica usada para aplicar um desenho através da aplicação de tinta através do corte ou perfuração em papel ou acetato. Resultando em uma prancha com o preenchimento do desenho vazado por onde passará a tinta.

Você pode ler também:  Comendo brusqueta no Castelo Zé dos Montes em Sítio Novo

“Nunca saberei ao certo o tempo de se fazer uma arte”, comentou Pedro ao ser questionado o quanto tempo demora para grafitar um muro.

Logo abaixo tem alguns grafites (de diversos artistas) existentes em Natal:

 

 

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí