Dia do estudante: 9 curiosidades sobre a educação no Rio Grande do Norte

Compartilhe:

O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto. A comemoração é uma forma de homenagear a instalação dos dois primeiros cursos de ensino superior, que são: ciências jurídicas e sociais do Brasil, por decreto do imperador Dom Pedro I.

A seguir listamos nove curiosidades sobre a educação no Rio Grande do Norte. A lista pode ser conferida a seguir:

1) Colégio Atheneu é o mais antigo do Rio Grande do Norte

157329

O Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense é um tradicional colégio do Rio Grande do Norte. Foi fundado no século XIX, em 3 de fevereiro de 1834, época em que o Brasil era uma monarquia. É a segunda mais antiga instituição escolar brasileira. Hoje situado à Rua Campos Sales, em Petrópolis, a escola conta com três mil alunos, pertencentes aos mais variados bairros. Porém, o Colégio Atheneu possuiu ao longo de sua história três sedes: uma no Quartel Militar, outro na Rua Junqueira Aires e, finalmente, na Avenida Campos Sales.

O terreno foi comprado em 1954 pelo Interventor Mário Câmara. Dizem que o terreno pertencia a lendária Viúva Machado (falaremos em próximos posts) em um decreto de 1935.

2) Resultado do Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um processo avaliativo que ajuda analisar como está a educação das escolas no final do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. A prova é feita a cada dois anos. No ano de 2013, o Rio Grande do Norte conseguiu atingir a meta da nota dos alunos que concluíram o quinto ano da educação básica. A meta estava projetada para ser 3,8. Entretanto, a média dos alunos conseguiram foi 4,4.

O problema mais grave foi na conclusão do nível médio, cuja a meta era 3,5 e só atingiu 3,1.

3) Matrícula online -SIGEduc

O Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) é um método informatizado que mudará a cultura da gestão escolar da rede pública de ensino. É lá que são feita as matrículas escolares, gerenciamento do estudante e em seguida poderá acompanhar detalhes da escola tipo: quantos alunos matriculados, os recursos recebidos e em que foi investido, o que precisa ainda ser feito. O projeto é inspirado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), utilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Você pode ler também:  Letra de Sabotage pichada no muro do Quarto Centenário

4) Quantas pessoas matriculadas

De acordo com os dados do Censo Escolar 2014, o estado do Rio Grande do Norte 51.812 alunos matriculados em escolas municipais, estaduais, federais e privadas. Vale lembrar que a população do estado é 3,4 milhões de habitantes. Desse resultado, apenas 272.564 estudam entre o 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sendo que em torno de 170 mil estão matriculados em escolas municipais.

Já o Ensino Médio, cerca de 100 mil estudantes estão nas escolas estaduais. Ao todo, apenas 134.491 estão cursando o período considerado fim da educação básica.

5) Escola Manoel Dantas

A Escola Estadual Manoel Dantas, localizada no bairro de Tirol, foi criada há mais de 50 anos, uma das poucas escolas de ensino fundamental promovida pelo Governo do Estado. O homenageado era um educador caicoense pioneiro do ensino agrícola no Rio Grande do Norte. Em setembro de 2014, o colégio seria fechado para ser uma Academia da Polícia Civil. Pais, alunos, professores, políticos e ex-alunos realizaram diversos protestos contra o fim do colégio. Em janeiro desse ano, o Governo do Estado decretou a suspensão da cessão do imóvel da Secretaria do Estado da Educação e Cultura (SEEC) para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

A escola foi criada em 1964 e a intenção era fornecer o ensino em período integral para os natalenses. Em 1971, surge a Escola Estadual Sebastião Fernandes, que fica do lado da Manoel Dantas, destinada aos alunos da segunda parte do Ensino Fundamental e Médio, juntas formavam um Complexo Educacional de Ensino, que fornecia ensino técnico e de período integral.

6) Escola Isabel Gondim

11070909_834660559917139_8181006481139038825_o
A Escola Isabel Gondim, no bairro das Rocas, foi fundada em 1935 como um grupo escolar pelo interventor Mário Câmara. O nome é uma homenagem à escritora potiguar conhecida por ser a primeira mulher a integrar o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN). Isabel Gondim havia falecido dois anos antes da fundação da escola, considerada a segunda mais antiga depois do Atheneu. A estrutura da escola e o piso são originais de quando foi construída.

Em março do ano passado foi anunciada pela Secretaria do Estado da Educação e Cultural (SEEC) que iria ser fechada por motivos similares à Manoel Dantas. A justificativa para esta atitude foi a pouca quantidade de alunos. Entretanto, o colégio conseguiu ser reaberto em setembro do ano passado e aos poucos está conseguindo dar a volta por cima e apagar o passado de abandono e estrutura precária.

Você pode ler também:  Você sabe o que é plano municipal de educação?

O colégio está precisando de doações, para ajudar é só clicar neste link.

7) Ranking do Enem

O Rio Grande do Norte tem apenas uma escola entre as 100 instituições com melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. O Colégio Ciências Aplicadas, localizado em Natal, ficou na 75ª posição no ranking nacional. Os dados abrangem 15.640 escolas de todo o país. Nelas, 1.295.954 estudantes fizeram o Enem.

Já as escolas públicas, o colégio que está no topo é a Escola Marista Champagnat de Natal. Para explicar melhor, o colégio Marista, que é privado, durante o período noturno abre as portas para atender estudantes de baixa renda. Em segundo lugar, está a Escola Estadual Edgar Barbosa.

8) Evasão Escolar

Ainda sobre o Censo Escolar, a pesquisa registrou que 53.393 jovens de quatro a 17 anos estão fora da escola. Os últimos dados da pesquisa são de 2013.  Desse resultado, 7.339 crianças de quatro a cinco anos não estudam. O quadro agrava no período do Ensino Médio, no qual este número sobe para 35.337. Comparando com o ano de 2012, o número de crianças são de 1896 a mais e 1464 para os adolescentes.

9) Quantas escolas no RN

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no ano de 2012, o Rio Grande do Norte registrou 5699 escolas, sendo que 2230 são pré-escolas, 3027 de Ensino Fundamental e 442 de Ensino Médio. Todos

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí