Dia do estudante: 9 curiosidades sobre a educação no Rio Grande do Norte

Compartilhe:

O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto. A comemoração é uma forma de homenagear a instalação dos dois primeiros cursos de ensino superior, que são: ciências jurídicas e sociais do Brasil, por decreto do imperador Dom Pedro I.

A seguir listamos nove curiosidades sobre a educação no Rio Grande do Norte. A lista pode ser conferida a seguir:

1) Colégio Atheneu é o mais antigo do Rio Grande do Norte

157329

O Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense é um tradicional colégio do Rio Grande do Norte. Foi fundado no século XIX, em 3 de fevereiro de 1834, época em que o Brasil era uma monarquia. É a segunda mais antiga instituição escolar brasileira. Hoje situado à Rua Campos Sales, em Petrópolis, a escola conta com três mil alunos, pertencentes aos mais variados bairros. Porém, o Colégio Atheneu possuiu ao longo de sua história três sedes: uma no Quartel Militar, outro na Rua Junqueira Aires e, finalmente, na Avenida Campos Sales.

O terreno foi comprado em 1954 pelo Interventor Mário Câmara. Dizem que o terreno pertencia a lendária Viúva Machado (falaremos em próximos posts) em um decreto de 1935.

2) Resultado do Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um processo avaliativo que ajuda analisar como está a educação das escolas no final do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. A prova é feita a cada dois anos. No ano de 2013, o Rio Grande do Norte conseguiu atingir a meta da nota dos alunos que concluíram o quinto ano da educação básica. A meta estava projetada para ser 3,8. Entretanto, a média dos alunos conseguiram foi 4,4.

O problema mais grave foi na conclusão do nível médio, cuja a meta era 3,5 e só atingiu 3,1.

3) Matrícula online -SIGEduc

O Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) é um método informatizado que mudará a cultura da gestão escolar da rede pública de ensino. É lá que são feita as matrículas escolares, gerenciamento do estudante e em seguida poderá acompanhar detalhes da escola tipo: quantos alunos matriculados, os recursos recebidos e em que foi investido, o que precisa ainda ser feito. O projeto é inspirado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), utilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

4) Quantas pessoas matriculadas

De acordo com os dados do Censo Escolar 2014, o estado do Rio Grande do Norte 51.812 alunos matriculados em escolas municipais, estaduais, federais e privadas. Vale lembrar que a população do estado é 3,4 milhões de habitantes. Desse resultado, apenas 272.564 estudam entre o 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sendo que em torno de 170 mil estão matriculados em escolas municipais.

Já o Ensino Médio, cerca de 100 mil estudantes estão nas escolas estaduais. Ao todo, apenas 134.491 estão cursando o período considerado fim da educação básica.

5) Escola Manoel Dantas

A Escola Estadual Manoel Dantas, localizada no bairro de Tirol, foi criada há mais de 50 anos, uma das poucas escolas de ensino fundamental promovida pelo Governo do Estado. O homenageado era um educador caicoense pioneiro do ensino agrícola no Rio Grande do Norte. Em setembro de 2014, o colégio seria fechado para ser uma Academia da Polícia Civil. Pais, alunos, professores, políticos e ex-alunos realizaram diversos protestos contra o fim do colégio. Em janeiro desse ano, o Governo do Estado decretou a suspensão da cessão do imóvel da Secretaria do Estado da Educação e Cultura (SEEC) para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

A escola foi criada em 1964 e a intenção era fornecer o ensino em período integral para os natalenses. Em 1971, surge a Escola Estadual Sebastião Fernandes, que fica do lado da Manoel Dantas, destinada aos alunos da segunda parte do Ensino Fundamental e Médio, juntas formavam um Complexo Educacional de Ensino, que fornecia ensino técnico e de período integral.

6) Escola Isabel Gondim

11070909_834660559917139_8181006481139038825_o
A Escola Isabel Gondim, no bairro das Rocas, foi fundada em 1935 como um grupo escolar pelo interventor Mário Câmara. O nome é uma homenagem à escritora potiguar conhecida por ser a primeira mulher a integrar o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN). Isabel Gondim havia falecido dois anos antes da fundação da escola, considerada a segunda mais antiga depois do Atheneu. A estrutura da escola e o piso são originais de quando foi construída.

Em março do ano passado foi anunciada pela Secretaria do Estado da Educação e Cultural (SEEC) que iria ser fechada por motivos similares à Manoel Dantas. A justificativa para esta atitude foi a pouca quantidade de alunos. Entretanto, o colégio conseguiu ser reaberto em setembro do ano passado e aos poucos está conseguindo dar a volta por cima e apagar o passado de abandono e estrutura precária.

O colégio está precisando de doações, para ajudar é só clicar neste link.

7) Ranking do Enem

O Rio Grande do Norte tem apenas uma escola entre as 100 instituições com melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. O Colégio Ciências Aplicadas, localizado em Natal, ficou na 75ª posição no ranking nacional. Os dados abrangem 15.640 escolas de todo o país. Nelas, 1.295.954 estudantes fizeram o Enem.

Já as escolas públicas, o colégio que está no topo é a Escola Marista Champagnat de Natal. Para explicar melhor, o colégio Marista, que é privado, durante o período noturno abre as portas para atender estudantes de baixa renda. Em segundo lugar, está a Escola Estadual Edgar Barbosa.

8) Evasão Escolar

Ainda sobre o Censo Escolar, a pesquisa registrou que 53.393 jovens de quatro a 17 anos estão fora da escola. Os últimos dados da pesquisa são de 2013.  Desse resultado, 7.339 crianças de quatro a cinco anos não estudam. O quadro agrava no período do Ensino Médio, no qual este número sobe para 35.337. Comparando com o ano de 2012, o número de crianças são de 1896 a mais e 1464 para os adolescentes.

9) Quantas escolas no RN

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no ano de 2012, o Rio Grande do Norte registrou 5699 escolas, sendo que 2230 são pré-escolas, 3027 de Ensino Fundamental e 442 de Ensino Médio. Todos


Sobre Lara Paiva
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Breche Também

error: Content is protected !!