Conhece o aplicativo Colabre? Vai te ajudar a denunciar besteiras de Natal

Conhece o aplicativo Colabre? Vai te ajudar a denunciar besteiras de Natal

Compartilhe:

Desde maio deste ano, a Prefeitura do Natal realiza uma parceria com o aplicativo Colab.re (escreve desta seguinte forma). O projeto é monitorado pela Ouvidoria Geral do Município (OGM) com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e auxiliará o cidadão a denunciar irregularidades na cidade. Sim, colocar a boca no trombone, melhor, usar os dedos para gritar os problemas.

Essa mulher, por exemplo, criticou as grandes filas

O natalense baixa no App Store ou Google Play, faz uma conta, cria um perfil (pode ligar junto com a conta do Facebook), fotografa onde existir o problema e coloca a localização do endereço. Você pode propor, fiscalizar ou avaliar alguma obra ou serviço municipal (conforme mostra o display na imagem abaixo do título). Então, a Prefeitura recebe a informação e comunicará ao usuário quando será resolvido. Além disso, ele pode participar de comunidades, propor algum projeto ou avaliar um serviço público. A seguir uma imagem que mostra como o app é fácil de funcionar.

Natal foi a quarta capital a aderir ao sistema, que já é utilizado em Curitiba, Porto Alegre e Teresina. O Colab.re foi criado em Pernambuco no ano de 2012 e está disponível desde 27 de março de 2013. Em poucos meses de criação foi considerado um dos cinco melhores aplicativos de participação de Governo pela Organização das Nações Unidas (Onu).

A prefeitura ainda responde os perrengues

Não é a primeira vez que a Prefeitura do Natal utiliza as mídias sociais como forma de interagir com o cidadão, que possui a fanpage da Prefeitura no Facebook e Twitter para denunciar as irregularidades no trânsito (@156Natal) e outro para falar dos atrativos turísticos (@ViverNatal). O Facebook da Prefeitura, por exemplo, tenta seguir os mesmos moldes da Prefeitura de Curitiba.

Você pode ler também:  Antes do Uber chegar, empresas criam próprio aplicativo

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí