Brechando a Praça Sete de Setembro

Compartilhe:

A Praça Sete de Setembro fica no bairro de Cidade Alta, mais precisamente na Rua Ulisses Caldas. A mesma também é chamada de Praça dos Três Poderes, uma vez que fica próxima da sede do Tribunal de Justiça (Poder Judiciário), antiga sede do Governo do Estado (Executivo) e da Assembleia Legislativa (Legislativo).

Está no Centro Histórico de Natal, na qual estão inseridos 150 imóveis de diversos estilos, incluindo a arquitetura colonial, neoclássica, art-déco e modernista. Compreende esta área os bairros da Cidade Alta e Ribeira e alguns prédios dos bairros de Tirol e Petrópolis, que apresentam características da época do Brasil Colônia.

Foi criada em 23 de março de 1914 por uma resolução editada por Romualdo Galvão, então o presidente da Intendência, e recebeu este nome a pedidos de professores do estado.  A última reforma foi realizada em 2010, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

praça sete de setembro (3)

Também é palco para diversas manifestações políticas, como protestos dos sindicatos, indicativos de greves marcadas e muitas manifestações da Revolta do Busão (protesto contra as condições do transporte público da cidade) aconteceram neste local.

Também acontece diversas manifestações artísticas feitas por grupo de teatros ou atores que trabalham de forma autônoma. Recentemente, um grupo recitou diversos poemas na praça e deixou o microfone aberto para que o público pudesse falar.

praça sete de setembro (2)

No centro da Praça existe uma estátua inaugurada em 1922 em homenagem aos 100 anos da independência do Brasil e em volta possui algumas efígies com rostos de Dom Pedro I, Frei Miguelino, Antônio Melo de Souza e de José Bonifácio, que foram roubadas no início do ano.  Apenas de José Bonifácio foi recuperada pela Polícia Militar.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Sobre Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Comentários no Facebook

Breche Também

error: Content is protected !!