Aeroporto de Natal está na lista dos mais bem avaliados pelos passageiros

Aeroporto de Natal está na lista dos mais bem avaliados pelos passageiros

Compartilhe:

O Aeroporto de Natal, que fica em São Gonçalo do Amarante, está entre os 10 mais bem avaliados pelos passageiros. Está empatado com o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O terminal aéreo recebe cinco milhões de passageiros por ano.

A Secretaria de Aviação Civil publicou o relatório do segundo semestre deste ano e foram avaliados 15 terminais aéreos de todo o país. Com notas variando de 1 a 5, foram analisados 48 itens pelos passageiros que transitaram nos terminais, como tempo de espera do check-in, serviços, atendimento e dentre outros quesitos.

Os serviços mais bem avaliados pelos passageiros no aeroporto da capital potiguar foi cordialidade, tempo da fila, eficiência, check-in, facilidade de encontrar o caminho do terminal aéreo, segurança, limpeza,  e transporte público.

Já neste 2º trimestre de 2015, dez trimestres depois, 13 em 15 terminais tiveram notas acima de 4, incluindo Natal. A média foi de 4,09. Naquele 1º trimestre de 2013, essa nota era 3,86 – uma diferença de 0,27 décimos.

A nota 4 como meta de satisfação geral foi combinada como a ideal entre a Secretaria e os gestores dos aeroportos pesquisados no 2º Seminário de Autoridades Aeroportuárias, em 2014. Eles estabeleceram que a nota mínima 4 seria um bom indicador para traduzir uma gestão eficiente. Terminaram aquele ano com média 3,94 e somente oito dos 15 aeroportos dentro da nota desejada.

O Aeroporto Aluízo Alves tem 60% dos voos domésticos, 49% dos passageiros vão ao local via táxi, e 88% dos usuários afirmam que estão viajando por motivos de lazer. A maioria dos passageiros (29%) possui uma média de idade entre 26 a 35 anos e uma renda (31%) de quatro a 10 salários mínimos.

Você pode ler também:  Duelo de rolés: Qual é o melhor point de Natal?

Alguns pontos criticados pelos passageiros foi o conforto térmico, além das ausências de tomadas, táxis, caixas eletrônicos, qualidade da internet, preço dos produtos, lanches e o preço abusivo do estacionamento.

A coleta de dados foi distribuída ao longo dos meses de abril, maio e junho, totalizando 12.701 entrevistas. Desse total, foram realizadas 8.116 entrevistas com passageiros de voos domésticos e 4.585 entrevistas com passageiros de voos internacionais nos aeroportos envolvidos na pesquisa, obtendo-se a representatividade da população prevista estatisticamente.

O salto é considerável quando se lida com números superlativos como os registrados pelos 15 aeroportos que concentram 80% de todo o movimento de passageiros no país, 172 milhões no ano passado.

O critério de seleção foram os terminais das cidades que foram sede da realização dos jogos da Copa do Mundo realizada no ano passado.

Ranking completo pode ser visto a seguir:

Curitiba (4,43)
Recife (4,33)
Campinas (4,27)
Brasília (4,24)
Porto Alegre (4,23)
Fortaleza (4,20)
São Paulo – Congonhas (4,17)
Manaus (4,16)
Rio de Janeiro – Galeão (4,13)
Natal (4,09)
Rio de Janeiro- Santos Dumont (4,09)
Confins (4,05)
São Paulo – Guarulhos (4,04)
Salvador (3,36)
Cuiabá (3,35)

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí